Finalizo esta rubrica com as casas rurais da zona da Serra da Estrela. Este conjunto é aconselhado a quem pretenda instalar-se à entrada ou em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, sendo natural que, no Inverno, algumas fiquem rodeadas de neve, nomeadamente as do Sabugueiro e de Alvoco da Serra.

José Morgado Carvalho - «Terras entre Côa e Raia»CASA DA CAPELA – Antigo solar fidalgo, situado em Rio Torto (Gouveia). Datado dos finais do Século XVIII. Dispõe de um apartamento, na casa principal, lugar de antigo silo. Um anexo alberga, dois apartamentos, equipados, com sala comum, lareira e uma cozinha e um terraço com excelente panorama sobre a região.Extriormente tem um jardim, com ciprestes, loureiros e nogueiras.
CASA DA PONTE – Outrora era uma fabrica de lanifícios, situada num socalco, bordejada por ribeira, óptimo local para pescar a boa truta da região onde um formoso açude servindo de piscina natural, para os mais afoitos. A casa dispõe de um apartamento no piso inferior com dois quartos que se abrem para o frondoso jardim. Fica situada em Alvoco da Serra (Seia).
CASA DA RIBEIRA – Também situada em Alvoco da Serra, dispõe de seis quartos, com excelente vista para a serra, com salas de estar, cozinha sala de jogos.
CASA DE SÃO ROQUE – Situada no meio da vila de Manteigas, é uma casa envelhecida, com atmosfera ancestral, propicia á nostalgia. Os quartos são pequenos e com mobiliário antigo.
CASA DO CRUZEIRO – Em plena aldeia do Sabugueiro, no alto da serra um conjunto de três casas que funcionam como apartamentos para oito pessoas. A mesma organização, possui além destas três casas licenciadas, 27 casas como turismo de aldeia. Bem recuperadas é modesto o seu interior. No Inverno, quando o tempo e estradas o permitem, organizam-se matanças de porco. Alugam-se bicicletas, esquis, cavalos, canoas e caiaques no rio Alva.

Além destas casas tipicamente rurais, existem, solares, quintas, e propriedades, em parte aproveitadas também como espaço para turismo rural, em várias localidades espalhadas pela Serra da Estrela, nomeadamente: Casa Grande (Paços da Serra, Gouveia); Casa da Queijeira (Torrozelo, Seia); Casa das Tílias (São Romão, Seia), Casas do Toural (Gouveia); Quinta das Adegas (Nabainhos, Melo Gouveia), Solar das Oliveiras (Girabolhos, Vila Nova de Tázem).
«Terras entre Côa e Raia», opinião de José Morgado

morgadio46@gmail.com