A Câmara Municipal de Trancoso, em colaboração com o diário As Beiras, levam a efeito um conjunto de conferências designadas por Serões da Beira, que terão lugar no Hotel de Turismo de Trancoso, em 20 e 21 de Fevereiro.

O tema das conferência será «Os Judeus nas Beiras Através dos Tempos», tratando-se pois de uma iniciativa de alcance cultural, que pretende debater uma componente importante da vivência das Beiras, a qual teve grande impacto na sua vida cultural, social e económica.
A organização pretende que seja um espaço de debate aberto e interventivo, cujas conclusões serão posteriormente publicadas.
Do programa do evento constam como conferencistas Adriano Vasco Rodrigues (Professor jubilado da Universidade de Mol – Bélgica), e Antonieta Garcia (Professora na Universidade da Beira Interior), que falarão a partir das 17 horas do dia 20, sábado, sendo moderador Santos Costa (Investigador e Escritor).
Às 21:30 horas do mesmo dia intervirão, num segundo painel, José Marques (Professor da Universidade do Minho), Humberto Baquero Moreno (professor da Universidade de Lisboa) e João Guerra (Procurador da República em Lisboa), tendo como moderador Carlos Carvalho (Historiador de Religiões Antigas e Especialista em assuntos judaicos).
Às 23 horas ocorrerá um terceiro painel, com as conferências de Manuel Gândara (Professor da Universidade de Lisboa), Isaac Assor (Dirigente da Comunidade Judaica Portuguesa) e António Carvalho (Jornalista e historiador), com moderação de Armando Fernandes (Investigador e Consultor Cultural).
A iniciativa concluir-se-á no dia seguinte, 21 de Fevereiro, domingo, às 10 horas, com uma visita guiada às principais marcas judaicas do concelho de Trancoso.
Este evento segue-se a uma visita recente do presidente da Câmara de Trancoso, Júlio Sarmento, a Jerusalém, onde efectuou contactos com vista a valorizar os vestígios judaicos do seu município.
plb