Mesmo em época de Carnaval, os atletas do Sporting Clube do Sabugal deslocaram-se neste último fim-de-semana, de 13 e 14 de Fevereiro, a Coimbra para participar no sábado no Campeonato Nacional de Esperanças (15/16 anos) e no domingo, no Torneio Nacional da Federação Portuguesa de Judo, prova do escalão sénior, pontuável para o Ranking Nacional.

Ana Rita Figueiredo - Judo - Sporting Clube do SabugalNo sábado, dia 13, entrou para o tapete Ana Sofia Figueiredo, que teve de participar na prova, na categoria de peso acima do habitual (-57kg), tendo assim de competir em -63 kg, onde realizou uma excelente prova, passando duas eliminatórias, e acabando por perder o combate para a medalha de bronze, ficando no entanto no quadro de honra num expressivo 5.º lugar. Na mesma categoria de peso, Maria Luísa Freitas, do Clube de Judo da Guarda, ainda foi repescada, mas não conseguiu ultrapassar as suas oponentes, não obtendo assim classificação.
No domingo, dia 14, entraram em acção mais de 200 judocas de todo o país, numa das mais importantes competições nacionais no escalão de seniores. Esta prova reúne em algumas categorias de peso mais participantes que o próprio campeonato Nacional, visto ser um «Open» e não estar sujeito a quotas de participação tendo, inclusivamente, marcado presença judocas espanhóis. O objectivo de cada participante é arrecadar o máximo de pontos para subir mais algumas posições no respectivo ranking.
Mais uma vez o Sporting Clube do Sabugal garantiu a representação do distrito da Guarda com duas Judocas. Em -57kg, Carla Vaz teve um bom desempenho mas não conseguiu sair do grupo de acesso às meias-finais. Foi na categoria de peso mais leve desta prova que Ana Rita Figueiredo em -48 kg se classificou em 2.º lugar, perdendo apenas com a atleta da Madeira que viria a ganhar o peso. De salientar que esta jovem judoca de 17 anos competiu numa prova de seniores, onde a medalha de prata lhe garante desde já a presença no Campeonato Nacional do escalão em Dezembro.
Segundo o treinador as três judocas Raianas tiveram um bom comportamento competitivo, prestigiando o seu próprio desempenho bem como dignificando a atitude do Judoca e respectiva aprendizagem e conhecimentos que têm vindo a desenvolver nos treinos.
djmc

Anúncios