Uma representação do Grupo Motard «Novo Milénio» da Cidade de Portalegre, capitaneada pelo sabugalense Agostinho Fernandes, vai marcar presença no VI Almoço organizado pela Confraria do Bucho Raiano, que se realiza no Sabugal, no dia 13 de Fevereiro.

Novo Milénio - Grupo Motard PortalegreO interesse dos motards do Alto Alentejo na participação do almoço de divulgação do bucho foi manifestado há alguns meses, porém, por razões de espaço, teve que se confinar a sua representação a 10 elementos, malgrado o interesse de muitos mais em participarem.
Um dos elementos mais activos do Grupo é o Engenheiro Agostinho Fernandes, natural do Sabugal e radicado há 16 anos em Portalegre. Foi ele que incutiu nos restantes associados o gosto pelas viagens às terras sabugalense. «No que diz respeito aos passeios, já organizámos quatro deslocações à zona interior sul da Beira Alta, incluindo à raia sabugalense», disse-nos Agostinho Fernandes.
Em 2002 foram de visita a Sortelha, com pequeno-almoço de enchidos e almoço de cabrito assado, servido no Restaurante «Casa Velhinha», no Terreiro da Bruxas.
Em 2007 visitaram ao Sabugal, com pequeno-almoço de enchidos e almoço de várias especialidades da zona no Restaurante «Sol-Rio».
Em 2008 o Grupo voltou à cidade do Sabugal, na altura da Festa da Europa, tomando o pequeno almoço no recinto das festas, com o patrocínio do agrupamento de escuteiros, sendo o almoço composto por carnes grelhados, servido no Restaurante «Trutalcôa».
No ano transacto, em 2009, o Grupo fez-se de novo à estrada e foi visitar Belmonte, «no rasto dos Judeus», como nos disse o Engenheiro Agostinho, com pequeno almoço de enchidos e almoço de Bucho, propositadamente adquirido para o efeito no Sabugal, servido no Restaurante «O Farol» em Belmonte.
«Todos estes passeios foram organizados por mim, com a colaboração da minha irmã, e o apoio de diversas entidades, nomeadamente, a ADES e os Escuteiros (no terceiro passeio)», esclareceu.
O Grupo Motard «Novo Milénio» foi fundado em 1999 com o ideal de desenvolver actividades que tenham as motas como pano de fundo e que se enquadrem no desenvolvimento e promoção da cidade de Portalegre e da sociedade em que os seus associados estão integrados.
Dentre as iniciativas mais emblemáticas contam-se as concentrações e espectáculos motorizados, as Festas de Aniversário do Grupo, que incluem sempre dádiva de sangue, e a Festa de Natal, efectuada em favor dos jovens dos Internatos Masculino e Feminino de Portalegre.
O Grupo Motard colaborou em vários anos nas Festas da Cidade, organizando demonstrações de freestyle e trial, e os marcantes e sempre muito populares passeios nocturnos das tochas.

Agostinho Fernandes é filho do professor Fernandes (já falecido) e da professora Lucília. São seus irmãos o Jorge e a Anita. Cresceram e estudaram no Sabugal até que a vida os atirou, como a tantos outros, para fora do concelho. É gratificante ver mais este exemplo de um sabugalense que estando longe não esquece a terra natal, que aliás divulga trazendo os seus amigos até ela. No dia do bucho estará de novo entre nós.
plb

Anúncios