Os irmãos da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal apresentaram, em carta, a sua demissão ao Presidente da Assembleia Geral da instituição. As eleições previstas para o final do presente ano serão, assim, antecipadas, para data a indicar oportunamente.

Hospital do SabugalNa «Memória Paroquial do Sabugal, São João, 1758», ANTT., Dicionário Geográfico, Vol. 33, Doc 10 (A), P. 79, encontramos a referência que passamos a citar: «Tem Caza da Mizericordia fundada na Igreja de S. Miguel, que algum dia foy parochial desta vila, cuja instituição hé do tempo de El Rei o Senhor D. Manoel, que lhe deu o Cumpromisso, assignado pella sua Real Mão no ano de 1526; e tem renda annual commumente, 200.000 reis.» (…) «Tem Caza de Hospital, administrada pella Mizericordia…» (…)
As Misericórdias apareceram nos finais do século XV, por acção directa da Rainha Dona Leonor. Apesar da dificuldade de comunicações, ainda mal tinha passado um quarto de século, nascia, com intervenção directa do rei, uma instituição que desde sempre esteve virada para a acção social. Mas o papel das Misericórdias era mais vasto, chegando a funcionar como instituições financeiras, daí que ainda hoje existam Caixas Económicas em algumas Misericórdias.
Desde o ano de 1526 a Misericórdia do Sabugal passou por muitas dificuldades nunca chegando a desaparecer porque ficou sempre a igreja de S. Miguel, a que nós chamamos de igreja da Misericórdia, como principal testemunho.
O ano de 2010 para a Misericórdia de Sabugal vai ser um marco na história da sua evolução.
Após a morte do Provedor, Sr. Dr. José Diamantino dos Santos, e das alterações entretanto havidas, sente-se a necessidade de uma Mesa Administrativa sólida e estável para tomar decisões difíceis em benefício da instituição.
Por estas razões e antecipando as eleições do final do ano a actual Mesa apresentou a sua demissão ao Presidente da Assembleia Geral. As eleições serão marcadas e os irmãos da Misericórdia elegerão novos corpos gerentes que levarão mais longe o nome da Misericórdia do Sabugal.
Romeu Bispo
(Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal)