Como já vai sendo habitual a Junta de Freguesia e o Grupo Cultural e Desportivo de Foios programam actividades, por altura das festividades, de modo a que, quer os que por cá vivemos, quer os que connosco vêm passar as férias, ou alguns dias, possamos conviver num verdadeiro espírito de amizade e esperança. E assim aconteceu durante estes quinze dias de Natal e Ano Novo.

José Manuel CamposNo largo da praça preparou-se a árvore e o presépio com as respectivas iluminações como é habitual nesta época.
Foi Também no largo da praça que a rapaziada amontoou os enormes troncos para a tradicional fogueira. Começou a arder por volta das 24 horas, do dia 24, e manteve-se acesa durante o dia de 25. Depois choveu e acabou-se a fogueira. Mas já estão os troncos guardados para a fogueira de 2010. De registar que a partir das quatro da madrugada foram assados dez quilos de febras e de entremeada para aqueles que mais aguentam.
O Zé Tavares, Presidente do Grupo Cultural e Desportivo, organizou bem, como sempre, o concurso da «belota» – jogo de cartas importado de França – que teve com vencedores os irmãos Amilcar e Moisés.
No pavilhão das eiras realizou-se uma bonita passagem d`ano. As promotoras foram a São e a Imelda. Organizaram tudo muito bem e as cento e vinte pessoas que se inscreveram não se arrependeram, certamente, dos vinte euros, que pagaram. Aliás a grande maioria reconheceram que a ceia que serviram valia algo mais. Mas para começar, com esta modalidade, esteve bem assim. Correu tão bem que durou até às sete da madrugada.
Sábado, dia 2, o grupo de teatro «Guardiões da Lua» da Quarta-Feira, brindou-nos, no auditório do Centro Cívico, com a bonita peça alusiva ao Natal. Apesar da chuva, que caiu a cântaros, compareceram sessenta e duas pessoas incluindo uma dezena de amigos espanhóis. Irmãos Lucas, Tomás, esposas e filhos. Registámos, com muito agrado a presença do Sr. Presidente e da Sr.ª Vice-Presidente da Câmara do Sabugal.
Agradecemos ao Grupo de Teatro da Quarta-Feira e agradecemos a presença do Exm.º Público. Assim vamos sendo mais felizes por cá.
Finalmente pretendo referir os muitos clientes que afluíram aos nossos restaurantes. Tanto o do viveiro «Trutalcôa» como o «Eldorado» serviram largas centenas de pessoas. Ainda bem.
Um próspero ano de 2010 para todos.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia dos Foios)

jmncampos@gmail.com