Mais um bom exemplo que nos chega do Concelho da Pampilhosa da Serra.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»O Concelho de Pampilhosa da Serra, com uma localização estratégica desfavorável, tem vindo a registar um progressivo decréscimo populacional e um aumento significativo da população envelhecida, o que, acompanhado pela elevada taxa de analfabetismo, pelo baixo nível de ensino, e pela excessiva tendência de terciarização da base económica local, resulta numa estrutura socioeconómica frágil.
Como resposta a esta situação desfavorável a Câmara Municipal optou por definir uma estratégia local sustentada, centrada na Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (ICE), criando vantagens competitivas com base nos factores diferenciadores do Concelho e em parcerias estratégicas, e explorando eficazmente as oportunidades existentes, mandando elaborar o Programa Director de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (PD-ICE).
Aconselhando todos os interessados a consultarem no site da Câmara da Pampilhosa este documento, saliento somente alguns aspectos essenciais:
Visão Estratégica
Pampilhosa da Serra: um refúgio onde a paisagem e os recursos locais são fontes de inspiração, iniciativa e investimento.
Linhas de orientação estratégica
– «Desenvolver o Compromisso e a Responsabilização Cívica – Estimular a Apropriação do Concelho: o Concelho és Tu!», apostando em intervenções nas áreas da educação, da identidade, do empreendedorismo e risco e do tecido empresarial.
– «Valorizar os Recursos Endógenos Estruturando a sua Cadeia de Valor: da Qualidade à Inovação, Antigos Recursos, Novos Produtos», assente na transformação do sector florestal de antigo recurso a novo produto, estruturando a sua cadeia de valor e no desenvolvimento de novos produtos a partir dos recursos endógenos existentes.
– «A Grandiosidade da Paisagem como Fonte de Mais-Valias Competitivas: o Relevo Acidentado, a Extensão Territorial e a Diversidade como Novos Recursos Económicos», acreditando que «ser único é uma mais valia» e apostando no sector energético, na cinegética, no sector criativo e na astronomia, e criando a marca «Pampilhosa Lab uma paisagem ao serviço da Inovação».
Este Programa Director define depois um conjunto de 14 projectos mobilizadores da sociedade do Concelho da Pampilhosa da Serra e que concretizam as três Linhas de Orientação Estratégica definidas, aos quais, pela sua importância, prometo voltar numa outra altura.
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com

Anúncios