O Comando Territorial da Guarda comemora no próximo a 2 de Dezembro, o dia da Unidade com uma cerimónia militar, a realizar, pelas a meio da manhã no quartel daquela força de segurança.

A cerimónia será presidida pelo comandante operacional da GNR, Tenente-General Meireles de Carvalho. Nela se incluirá uma demonstração do conhecido Carrossel Moto da Guarda Nacional Republicana.
Para a comemoração da efeméride estão previstas outras actividades de carácter militar, religioso e cultural que o Comando da Guarda preparou. Num comunicado assinado pelo comandante da Unidade, o Coronel José Manuel Monteiro Antunes, afirma-se que se pretende uma cerimónia simples mas, como é tradição e apanágio da Guarda Nacional Republicana, eivada do maior brilhantismo e dignidade.
Com a recente reestruturação da Guarda Nacional Republicana, materializada pela Lei Orgânica nº63/07, de 06NOV, a então Subunidade «Grupo Territorial da Guarda» deu lugar, em Janeiro do corrente ano, ao «Comando Territorial Guarda», com responsabilidades acrescidas decorrentes, quer da extinção do Comando Regional (Brigada n.º 5 em Coimbra), quer da integração das valências trânsito e intervenção, ascendendo, por conseguinte, ao escalão Unidade Territorial, orgulhosa sucedânea das suas antecessoras, desde a precursora 4ª Companhia de Infantaria, primeira força da GNR a marcar presença na cidade da Guarda, na honrosa data de 02 de Dezembro de 1914.
Programa comemorativo:
09H00 – Missa de Acção de Graças na Sé Catedral da Guarda.
10H00 – Recepção das Entidades no CMD da Unidade, para Cerimónia Militar.
10H30 – Inicio da Cerimónia Militar.
11H30 – Exibição do Carrossel Motorizado da GNR
13H00 – Almoço de confraternização no CMD da Unidade.
plb

Anúncios