A Guarda está a comemorar o 810º Aniversário da atribuição do foral à cidade por D. Sancho I, com a realização de diversas iniciativas oficiais, nomeadamente de âmbito cultural e desportivo.

O dia da cidade é 27 de Novembro, data em que se realiza uma sessão solene comemorativa do aniversário da outorga do foral. A sessão será na Sala da Assembleia Municipal e nela acontecerá a entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2009.
Nesse mesmo dia haverá ainda um torneio de basquetebol e um sarau musical denominado «Mestres de Capela da Sé da Guarda», que se realizará no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG).
As iniciativas que constam no programa comemorativo iniciaram-se já no dia 21, sábado, com a realização e um torneio de futebol infantil. No dia 24 ocorreu a inauguração da exposição: «Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente», e procedeu-se à presentação do nº.26 da revista cultural «Praça Velha».
O encerramento das comemorações acontecerá no dia 28, sábado, com a realização do Festival de Música Coral da Guarda, que acontecerá no Grande Auditório do TMG.
As comemorações do aniversário da cidade são uma boa ocasião para ir à Guarda assistir a algumas das actividades culturais e desportivas previstas no programa evocativo organizado pela Câmara Municipal.
plb