Militares da GNR do Posto Territorial de Pinhel detiveram ontem, 9 de Novembro, quatro homens quando tentavam praticar o furto nas instalações da Junta de Freguesia de Pinhel.

Preso algemadoA acção desenrolou-se pelas 3 horas da madrugada, após conhecimento que quatro indivíduos com comportamentos suspeitos rondavam as instalações da Junta de Freguesia.
No momento da abordagem os suspeitos tinham na sua posse vários objectos utilizados na prática de crimes, como pé-de-cabra, ventosa e diamante de corte. Os suspeitos, com idades compreendidas entre 20 e 30 anos, sendo dois deles de nacionalidade espanhola, possuem antecedentes criminais pela prática de roubos, furtos, tráfico de estupefacientes e armas. Após detidos foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Pinhel.
O Comando Territorial da Guarda da GNR informa ainda no seu comunicado semanal que entre 2 e 8 de Novembro foram registadas 53 ocorrências de natureza criminal. Dentre os crimes destacam-se 11 furtos, seis situações de condução sem habilitação Legal, quatro de fogo posto. Quatro de violência doméstica, dois de condução sob efeito do álcool, um de desobediência.
Na mesma semana foram detidos 16 Indivíduos pelos seguintes motivos: seis por crime de condução de veículo sem habilitação legal, dois por crime de condução sob o efeito do álcool (TAS entre 1,67 e 2,65 g/l), dois por crime de furto em veículo, um por crime de desobediência (condução de veículo apreendido), um por crime de posse ilegal de arma de fogo, um por permanência ilegal em território nacional,e três por mandado judicial.
Foram ainda elaborados 255 autos de contra-ordenação pelas seguintes infracções: 244 à legislação rodoviária, oito à legislação da natureza e ambiente, três à legislação policial.
Em 5 de Novembro, realizou-se uma operação direccionada para a fiscalização de trânsito, com incidência na condução sem habilitação legal e sob o efeito do álcool, bem como intercepção/abordagem de suspeitos da prática de crimes. Na operação foram elaborados quatro Autos de Contra-Ordenação.
Nos dias 2, 3, 4 e 5 de Novembro, realizaram-se operações, em diversos concelhos do distrito, para fiscalização aos resíduos, construção e demolição de estruturas, tendo sido fiscalizados 24 veículos, cinco obras e dois produtores. Foram elaborados seis Autos por contra-ordenação.
Na zona de fronteira com Espanha, foram realizadas seis operações no âmbito da fitossanidade florestal, direccionadas para a fiscalização do nemátodo do pinheiro, tendo sido fiscalizados 189 veículos.
O comunicado diz ainda que se registaram 33 acidentes de viação, sendo 18 por colisão, sete por despiste e oito por atropelamento. Dos sinistros resultaram dois feridos graves e seis feridos leves.
No período em apreço, o Núcleo de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Pinhel realizou três acções de sensibilização em escolas dos concelhos de Trancoso e Meda, subordinadas aos temas «Prevenção Rodoviária e Cuidados a ter no Caminho de e para a Escola». Estiveram presentes 20 alunos e três professores.
Numa outra vertente, os Núcleos de Programas Especiais dos Destacamentos Territoriais da Guarda, Pinhel, Gouveia e Vilar Formoso, levaram a efeito várias acções de sensibilização, em localidades e Lares de Terceira Idade, dos concelhos da Guarda, Meda, Seia e Figueira de Castelo Rodrigo, inseridas no programa «Apoio 65 –Idosos em Segurança». Estiveram presentes 103 idosos.
plb