A Escola Secundária do Sabugal surge no 365.º lugar do ranking das escolas secundárias portuguesas, elaborado com base nos exames finais de 2009, dos 10 e 12º anos.

Escola SecundáriaDos vários rankings publicados, baseamo-nos no da estação televisiva SIC, que apresenta no seu portal na Internet a lista das escolas secundárias. Num total de 504 escolas secundárias a do Sabugal está no lugar 364.º, uma posição abaixo da posição conseguida em 2008.
No distrito da Guarda o melhor estabelecimento de ensino é a Escola Secundária da Sé, que ocupa a 137.ª posição. Como pior estabelecimento do distrito surge a Escola Secundária Tenente-Coronel Adão Carrapatoso, de Vila Nova de Foz Côa, ocupando a 476.ª posição.
No referente às escolas básicas, o ranking ponderou as notas do 9.º ano de escolaridade, ocupando a Escola José Dinis da Fonseca, na Cerdeira do Côa, uma honrosa 174.ª posição, entre as 1300 escolas desta lista. O Externato do Soito ocupa a 986ª posição e a Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo do Sabugal a posição 1122.
No respeitante ao ensino secundário (11.º e 12.º anos), mais de 86 por cento das escolas alcançaram média positiva na primeira fase dos exames nacionais, um resultado quase semelhante ao de 2008, quando 7,3 por cento dos estabelecimentos de ensino ultrapassaram os 9,5 valores.
Nove das dez escolas com a melhor média são privadas, enquanto que entre as que apresentam piores médias estão oito públicas e duas privadas.
Apesar de as privadas apresentarem melhores resultados, é o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, estabelecimento público de Braga, que lidera a classificação, com uma média de 15,80 valores nos 14 exames realizados.
Por oposição, o Instituto de São Tiago, privado, em Castelo Branco, registou o pior resultado, com apenas 7,13 valores de média.
plb

Anúncios