Cinema na esplanada da Cinemateca é outra das tradições de Verão para quem gosta de passar pela Barata Salgueiro. Este mês o convidado das sessões ao ar livre é James Bond, o agente de sua majestade, também conhecido por 007.

Pedro Miguel Fernandes - Série BApesar de não ser um ciclo integral dedicado ao agente secreto, os fãs do espião britânico mais conhecido da Sétima Arte vão poder assistir a um total de 12 filmes, interpretados pelos dois actores mais populares da série: Sean Connery e Roger Moore, o primeiro com direito à passagem de todos os filmes que interpretou, incluindo o não oficial «Nunca Mais Digas Nunca».
Mas quem quiser passar uma noite divertida e aproveitar para beber uma imperial ou outra bebida, incluída no preço do bilhete, tem aqui a oportunidade de visitar cenários dos quatro cantos do mundo, desde as praias paradisíacas da Jamaica de «Dr. No» à Rússia gélida de «From Rússia With Love», passando pelos pântanos da Florida em «Live and Let Die». Para os apreciadores do kitsch, no fundo grande parte da série vive destes ambientes, há também a oportunidade de viajar no espaço, na aventura intergaláctica «Moonraker», onde James Bond defronta aquele que será o seu vilão mais icónico, o temível Jaws e as suas mandíbulas de aço.
Sean Connery - 007De fora estão os últimos filmes da série, nomeadamente os que foram interpretados por Pierce Brosnan e Daniel Craig. Este último foi bastante criticado quando foi anunciado como novo 007, mas acabou por fazer jus ao papel, tornando os filmes do agente secreto um pouco mais sérios.
Na minha opinião o ciclo podia ainda incluir um outro filme, o primeiro onde James Bond aparece no cinema, de seu nome Casino Royal. Pouco conhecido do público em geral, este filme é uma comédia desbragada que critica o mundo da espionagem e os seus ambientes paranóicos. Este filme ficou também marcado pela presença de um muito jovem Woody Allen, que interpreta o vilão e inimigo de 007. Só esta presença dirá muito em relação ao filme.
«Série B», opinião de Pedro Miguel Fernandes

pedrompfernandes@sapo.pt