«Inimigos Públicos» é o mais recente filme de Michael Mann. Depois das noites quentes do tráfico de droga de Miami, o realizador norte-americano virou-se para a Chicago da Grande Depressão, filmando os últimos dias do gangster John Dillinger.

Pedro Miguel Fernandes - Série BFilmado por um dos grandes realizadores da Hollywood dos dias de hoje, Entre Inimigos é um dos grandes filmes deste Verão. Depois de um filme, na minha opinião menos bem conseguido (Acção em Miami), Michael Mann decidiu fazer uma fita de gangster. E o resultado é um filme em grande estilo, interpretado por dois grandes actores nos papéis principais: Johnny Depp, no papel de Dillinger, e Christian Bale, no papel de Melvin Pervis, um dos agentes do FBI que deu caça aos gangsters do início da década de 1930, em plena Grande Depressão.
Com estes dois actores no elenco, a fasquia ficava à partida alta. E quem gostar de ver filmes deste tipo e pretender passar umas horas bem passadas, Inimigos Públicos é uma boa aposta. A história é simples e retrata apenas os últimos anos da vida de Dillinger, um famoso gangster daquela época.
Inimigos PúblicosAo longo do filme, assistimos à fuga do criminoso, a vários assaltos a bancos e a uma cena memorável, quando as autoridades cercam o bando numa floresta. Aqui a cena está tão bem filmada e o som tão realista, que quase parece que o espectador está dentro do filme e tem de se esconder para não ser apanhado por uma bala perdida.
O ambiente da Chicago dos anos 30, com a presença de outros criminosos bastante populares na altura, e o próprio ambiente prisional (destaque logo para a cena inicial do filme, quando se dá uma fuga da cadeia), também estão muito bem conseguidos, e aqui há que sublinhar o bom trabalho a nível da fotografia.
Por fim, um aspecto que agradará aos mais conhecedores da história do Cinema, são os piscares de olho à Sétima Arte. Desde a cena final passada à porta da sala de cinema, à alusão por parte dos gangsters a James Cagney, actor que naqueles anos fez carreira interpretando papéis deste tipo.
Não sendo um dos melhores filmes de Michael Mann, «Inimigos Públicos» consegue ser uma boa surpresa para quem gosta de filmes de acção, com ambiente e personagens cheias de estilo a condizer.
«Série B», opinião de Pedro Miguel Fernandes

pedrompfernandes@sapo.pt