A fotografia reproduzida nesta crónica, de que desconheço o autor, foi tirada na década de 1950, quando no Soito ainda não se tinha iniciado a grande vaga de emigração, sobretudo para terras de França.

Equipa de Futebol do Soito nos anos 50

Joao Aristides DuarteJulgo que a fotografia foi tirada nas Eiras, o local onde existiu durante muitos anos o campo de futebol.
Na época ainda não existia o clube (Associação Cultural e desportiva do Soito) que só seria fundado em 1977 e que este ano vai disputar o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol da Guarda.
Os jogos que se organizavam, por estes anos, eram mais informais, bem como as equipas que se formavam. Jogava-se, normalmente, com equipas de terras próximas ou, no máximo, com alguma equipa de localidades como Navasfrias, em Espanha.
Esta equipa é constituída pelos seguintes elementos:
Atrás (da esquerda para a direita) – João Nabais, Zé Nabais, Zé Manel Cardepe, Mingo Cardepe, João Rambóia e Romeu Tolda.
À frente (da esquerda para a direita) – Manuel Lopes, Maurício da Ti Maria Neta, Fernando Carrilho, Fausto Carrilho e Jeremias Carrilho.
«Memória, Memórias…», opinião de João Aristides Duarte

akapunkrural@gmail.com