Organizada pela ADES – Associação Desenvolvimento Sabugal e pela Câmara Municipal do Sabugal de 30 de Julho a 2 de Agosto, a Festa da Europa e Associações, foi sem dúvida um dos Eventos com maior projecção realizados no Concelho do Sabugal e até mesmo na Região.

Festa da Europa e das AssociaçõesCom um cartaz diferenciado para todos os gostos, representou uma aposta certeira por parte da Organização, pois concentrou no Sabugal nestes quatro dias, centenas de pessoas que puderam visitar a Feira de Artesanato Local, com várias barraquinhas de artesanato (onde participaram 20 Artesãos do Concelho do Sabugal), saborear alguns petiscos regionais, nas diversas tasquinhas representativas das Associações locais presentes, insufláveis para as crianças e várias roulotes de farturas.
No dia 30 de Julho, por volta das 17 horas, realizou-se a abertura oficial da Festa, iniciando com a abertura das Tasquinhas e dos Stands de Artesanato promovendo estes as suas artes, e gasronomia local.
No início da noite actuou o grupo «Prós e Contras» (antigos Primogénitos), com ligações ao nosso Concelho, e já com alguma tradição nas diversas participações, brindando o volumoso público com uma actuação de quase 3 horas, grande espectáculo!
No dia 31 de Julho actuou a promissora artista dos sapatos vermelhos «Rita Redshoes», que proporcionou um bom espectáculo, e conseguindo também agradar a grande afluência do público.
No dia 1 de Agosto, realizou-se o IV Grande Prémio de Atletismo do Alto Côa, uma prova de 10000 metros compreendida entre o Baraçal e o Sabugal com a participação de cerca de 350 atletas.
Decorreu também uma Caminhada Nocturna no perimetro da Barragem do Sabugal e pela noite dentro actuaram os UHF, que tiveram o condão de concentrar no recinto da Festa várias centenas de pessoas que vibraram com a presença e os temas apresentados.
Dia 2 de Agosto, foi o dia das Associações do Concelho, assumiu uma característica do Folclore do nosso Concelho mais local, possibilitando a presença da Banda Filarmónica da Bendada, Rancho Folclórico de Sortelha, Rancho Folclórico de Vila Boa, Grupo Coral do Sabugal, e Rancho Folclórico do Sabugal, que decerto agradou ao grande público de todas as idades que esteve no recinto da Festa.
A fechar o Evento entrou em palco o artista local Filipe Nunes, para o lançamento oficial do seu trabalho musical «O Arraiano», permitindo à assistência, uns passos de dança.
A Organização pretende com esta pequena referência brindar todos os participantes, das «Tasquinhas e do Artesanato», pelo valor acrescentado que conferiram ao Evento, pela sua simpatia e dedicação a esta causa, e um muito obrigado a todos os que visitaram e se divertiram nesta 3.ª edição da Festa da Europa e das Associações.
Direcção da ADES