Os Bombeiros da Cidade do Sabugal estão de parabéns. Dia 7 de Agosto a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal atinge a bonita idade de 114 anos.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»Nascida ainda no século dezanove, a sua história está umbilicalmente ligada à história do Concelho do Sabugal, constituindo hoje um motivo de orgulho para todos que vêem nos «soldados da paz» um dos esteios da comunidade sabugalense.
Desde muito novo me habituei a associar o barulho estridente da sirene com a saída apressada do meu pai para, junto com os outros bombeiros, responderem à chamada. Mais tarde, o assunto Bombeiros continuou a ser vivido em casa pois o meu pai ocupou sucessivamente vários lugares nos Corpos Gerentes da Associação.
Mais recentemente, foram os Bombeiros que se tornaram na companhia amiga dos meus pais, nas suas deslocações sucessivas aos Hospitais de Coimbra e da Guarda por motivos de doença.
Compreenderão assim como me orgulho hoje por, na senda do meu pai, ter sido eleito há mais de um ano para Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária.
Ser Bombeiro Voluntário é algo que honra e enobrece quem aquela farda veste. Respeitar e apoiar os Bombeiros Voluntários é um dever de todos nós.
Por isso a passagem de mais um aniversário deve ser um momento de júbilo de todos os sabugalenses.
E este ano temos um presente especial.
Desde há muitos anos se torna necessário criar condições para que a Corporação de Bombeiros melhor sirva o Concelho.
Quem conhece o Quartel actual sabe das suas limitações quer em termos de espaço para as viaturas, quer em termos de condições para albergar os Bombeiros de serviço.
Há vários anos a Câmara Municipal decidiu entregar à Associação um terreno localizado junto ao Estádio Municipal para a construção do novo Quartel.
Motivos vários foram impedindo a realização da escritura de cedência do referido terreno.
Ultrapassados estes problemas, sábado dia 8 de Agosto será assinada na Câmara Municipal a escritura de cedência.
Penso que na pequena festa de aniversário que se realizará ao fim da tarde junto ao Quartel, será igualmente possível ver as plantas do novo Quartel.
Ainda resta muito caminho para andar, mas estes primeiros passos marcarão para sempre o centésimo décimo quarto aniversário dos Bombeiros do Sabugal.
Na década de cinquenta e de sessenta do século passado, quando os Bombeiros queriam angariar fundos, realizavam-se os célebres “cortejos de oferendas” que mobilizavam todas as freguesias e gentes do Concelho
Hoje, outras formas de angariação de fundos existem, mas a participação de todos é essencial.
Apoiar os Bombeiros na construção do novo Quartel é garantir a sua continuidade e, logo, garantir que os mesmos dirão presente quando deles necessitarmos…
Aos Bombeiros do Sabugal, ao seu Comandante Bogas, aos associados, aos Corpos Gerentes na pessoa do seu Presidente Luís Carriço, parabéns e que seja possível comemorarmos os 115 anos de vida no novo espaço onde possamos ver já o Quartel a crescer.
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com

Anúncios