A Biblioteca Municipal Dr José Vieira de Carvalho, na Maia, realizou, em conjunto com as bibliotecas escolares do concelho, um encontro com o escritor sabugalense Manuel António Pina, que aconteceu nos dias 26 e 27 de Maio.

Manuel António Pina - MaiaO projecto, designado «Manuel António Pina – o (des)construtor de histórias», surgiu no seguimento de outros encontros com escritores, que a Biblioteca promove anualmente.
No primeiro dia o Fórum da Maia encheu-se de alunos e professores das escolas do concelho, que assistiram atentos às declamações de poemas e leituras de histórias retiradas das obras literárias de Manuel António Pina. Também houve representações teatrais, dramatizações, apresentação de fantoches e até uma coreografia de hip-hop, apresentadas pelos alunos das escolas envolvidas, baseando-se nas obras do escritor homenageado. O entusiasmo foi geral e os aplausos sucederam-se ao fim de cada sessão.
No segundo dia o escritor veio em pessoa à biblioteca, onde se apresentou perante uma sala que o recebeu com muito entusiasmo e abundantes aplausos.
Os dois dias em que se desenvolveu o projecto de leitura, seguiram-se a muitos outros de divulgação da obra do escritor natural do Sabugal pelas escolas daquele concelho.
O projecto da Biblioteca Municipal da Mais tem por fim a promoção do livro e da leitura entre os jovens e sucedesse em cada ano, sempre dedicado a um escritor e à sua obra literária.
plb

Anúncios