A Resiestrela, através da promoção da recolha de embalagens de materiais recicláveis, vai apoiar os estabelecimentos de ensino com material de apoio pedagógico. A apresentação da campanha «Operação Alegria» realiza-se no Auditório Municipal do Sabugal esta quinta-feira, 28 de Maio.

ResiestrelaA Resiestrela com o intuito de despertar a população, sobretudo a mais jovem, para a importância da reciclagem, vai desenvolver uma campanha apoiada pela Sociedade Ponto Verde, denominada «Operação Alegria» onde é proposto um desafio às escolas, empresas e demais instituições dos municípios integrantes do Sistema para a promoção da recolha de embalagens de plástico, metal e de cartão para alimentos líquidos (ECAL). As entidades que se solidarizem com a acção terão à sua disposição o conjunto «Operação Alegria» contendo os materiais associados à campanha e cartaz de divulgação e folhetos que colocarão nas suas instalações para promover a correcta recolha e separação dos materiais recicláveis.
A empresa é responsável, desde 1 de Janeiro de 2009, pela concessão Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Cova da Beira e assegurará o encaminhamento para reciclagem dos materiais recolhidos na «Operação Alegria».
Uma parte do valor apurado da retoma dos materiais será utilizada para a aquisição de material de acção pedagógica, a ser entregue a título de apoio pela Resiestrela aos estabelecimentos de ensino dos municípios do Sabugal, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel e Trancoso.
A Resistrela serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.
O quantitativo de materiais recicláveis (papel/cartão, plástico, metal e vidro) provenientes da recolha selectiva realizada em 13 Municípios, ascendeu em 2008 às 2.834 toneladas, traduzindo-se num crescimento perto dos 20% relativamente a 2007.
Em 2009, a Resiestrela pretende superar este valor de crescimento da recolha selectiva. Para a concretização destes objectivos contribuirá em muito o empenho de todos os cidadãos que quotidianamente aderem à recolha selectiva, fazendo a correcta separação e deposição das suas embalagens usadas.
A apresentação da campanha «Operação Alegria» está marcada para as 15 horas desta quinta-feira, 28 de Maio, no Auditório Municipal do Sabugal.
jcl

Anúncios