O candidado do Partido Socialista à Câmara Municipal do Sabugal proferiu uma intervenção na Convenção Autárquica socialista realizada no domingo, dia 24 de Maio, em Manteigas.

A Convenção Autárquica foi organizada pela Federação Distrital do PS e contou com a presença de dois ministros e um secretário de estado, concretamente, Ana Jorge, Ministra da Saúde, Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, e Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente. Para além dos governantes e dirigentes partidários, a convenção contou ainda com a presença de todos os candidatos do PS aos Municípios do distrito, dentre os quais António Dionísio.
A necessidade da mudança foi o mote do discurso do candidato socialista à Câmara do Sabugal. «Doze anos de políticas erradas levadas a cabo pelos Executivos Municipais do PSD, conduziram o Concelho do Sabugal a uma situação muito grave de declínio das nossas terras, com o agravamento das condições de vida e crescente desertificação», disse o candidato, que acusou ainda os mesmos executivos de perderem sucessivas oportunidades de afirmação regional ao terem «desperdiçando as oportunidades criadas pelos recursos que os Quadros Comunitários de Apoio colocaram ao dispor dos Municípios da Região Centro».
Contundente, o candidato socialista concluiu que «esta actuação errada demonstra uma incapacidade total para definir uma estratégia de desenvolvimento sustentado para o Concelho do Sabugal». Depois, usando sucessivamente a palavra «mudar», António Dionísio expôs um rol de razões para que o concelho escolha a opção PS nas próximas autárquicas.
A curta intervenção, de cerca de cinco minutos, concluiu-se com a descrição dos principais compromissos para com o povo sabugalense, no caso de ser eleito presidente da Câmara: Definir um projecto de Concelho, mobilizador e com metas ambiciosas mas realistas a alcançar; apostar na qualificação dos seus habitantes; desenvolver de forma sustentada a economia; desenvolver a actividade turística; construir um território coeso, identitário e inclusivo, promovendo a cidadania.
A convenção autárquica distrital do PS ocorrer no espaço do Auditório Municipal e no Mercado Municipal de Manteigas, que se encheu com socialistas vindos dos quatro cantos do distrito.
plb