Vai decorrer nos estabelecimentos de ensino do Sabugal, entre 18 e 22 de Maio, pelo terceiro ano a semana de sensibilização para a «Alimentação Saudável em Escolas».

Alimentação saudável nas escolas - SabugalO desenvolvimento físico e mental das crianças e adolescentes em idade escolar do concelho do Sabugal passa pela criação e manutenção de hábitos saudáveis de alimentação. É importante saber comer e saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da vida. Muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos e, por isso, uma alimentação saudável durante a infância é essencial para um normal desenvolvimento e crescimento, bem como para a prevenção de problemas de saúde.
O Ministério da Educação através do Decreto-lei n.º 55/2009, de 2 de Março, e em especial do seu artigo 13.º diz que a promoção de acções no âmbito da educação e higiene alimentar é um dos apoios a prestar em matéria de alimentação às crianças e aos alunos que frequentem a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos, ou particulares e cooperativos.
A 3.ª semana de sensibilização «Alimentação Saudável em Escolas» com organização da Câmara Municipal, do Centro de Saúde e do Agrupamento de Escolas de Sabugal que vai decorrer durante entre 18 a 22 Maio 2009 e tem como objectivo ir ao encontro da exigência legislativa do Governo.
Os temas deste ano, além da alimentação saudável, defendem melhores escolhas alimentares, pausas a meio da manhã e da tarde, segurança alimentar, água e direito à alimentação.
A iniciativa é complementada com a entrega nos Jardins e nas Escolas de folhetos para as crianças preencher enquanto debatem as temáticas.
Na sexta feira, 22 de Maio, terá lugar o «Dia de sensibilização concelhio sobre a alimentação», com a comunidade escolar a sair à rua para sensibilizar a população local.
As escolas participantes vão escolher o melhor folheto realizado pelos seus alunos para que, através de uma competição sadia, os três melhores do concelho ganhem material de desporto (bolas de futebol, bolas de basquetebol, conjuntos de badminton, cordas e arcos) oferecido pelo Minipreço do Sabugal que se associou à iniciativa.
jcl (com CMS)

Anúncios