Os Despe e Siga formaram-se no início dos anos 90, do século XX. Eram uma banda que surgiu como um alter-ego dos Peste & Sida, um grupo que fez furor no final dos anos 80 e regressou há pouco tempo, após um interregno de mais de 10 anos. Os Despe e Siga tocavam versões de músicas estrangeiras, cantadas em português, enquanto os Peste & Sida só quase tocavam originais.

Joao Aristides DuarteOs Peste & Sida tocaram na Rapoula do Côa, juntamente com os Rádio Macau, num concerto que teve lugar em 1990.
Enquanto os Peste & Sida eram uma banda com um som mais duro, muito punk, os Despe e Siga tinham um som mais festivo, com muito Ska e muito apropriado para o Verão.
Em 1994 os Despe e Siga surgiram em força com um álbum homónimo, de que se destacava o tema «Festa», um original dos The Pogues, cantado em português.
Na noite de 6 de Agosto de 1995 apresentaram o seu espectáculo ao vivo, no palco das Festas de S. Cristóvão, no Soito.
À tarde, aquando da montagem do sistema de som e luzes, houve um problema com a corrente que era fraca para as necessidades da banda. Teve que se arranjar um cabo eléctrico e ligar a um poste, onde a corrente já era suficiente, para que o concerto pudesse realizar-se.
No ensaio de som tocaram o tema «Giroflé».
Os Despe e Siga, no seu concerto no Soito apresentaram uma formação composta por Luís Varatojo (guitarra e voz), João San Payo (baixo e voz), Nuno Rafael (guitarra e voz), João Cardoso (teclas) e Sérgio Nascimento (bateria). Para além destes músicos ainda fazia parte da banda Gui (sax), que tinha deixado os Xutos & Pontapés por uns tempos.
O concerto iniciou-se com «Peter Punk», um tema que era inédito, seguindo-se «Giroflé» e «Bué da Baldas».
Despe e Siga e Primos no SoitoA seguir tocaram «Odeio Salada» e o tema «Surf Em Portugal», numa versão à capella, sem instrumentos, que não as vozes dos membros do grupo.
«Adoro O Teu Body» foi o tema seguinte. «Isto Não Pode Ser», um novo inédito, seguiu-se no alinhamento.
«Hasta La Vista», também um tema que não estava no CD do grupo foi o próximo tema.
«Carraspana», um tema que fazia parte do primeiro LP dos Peste & Sida, tocado num estilo mais leve e alegre foi a continuação do espectáculo.
«Bule, Bule» seguiu-se no alinhamento.
Até aqui os Despe e Siga apresentaram-se em palco vestidos com fatos completos (embora sem gravata). A partir deste tema e após uma sessão de ginástica, acompanhada por som gravado, a banda regressou em roupa de treino branca, com calções e t-shirt.
Seguiu-se «Great Balls Of Fire», um tema cantado na língua de Shakespeare (uma excepção em todo o concerto e na carreira dos Despe e Siga).
Um «Rap», mais o tema «Rei Carlos» e, finalmente, «Festa», deram por concluído o concerto.
No encore surgiram «Estou Bem» e «Sol da Caparica».
Na imagem pode ver-se uma foto de João San Payo, no concerto do Soito, bem como a capa do álbum «Os Primos».
«Música, Músicas…», opinião de João Aristides Duarte

akapunkrural@gmail.com

Anúncios