As 13 freguesias portuguesas que têm «Ponte» no nome reúnem este fim-de-semana em Ponte da Barca, num encontro em que debaterão os problemas e desafios colocados actualmente ao poder autárquico local. A freguesia de Aldeia da Ponte, no concelho do Sabugal, é uma das delegações convidadas para marcar presença no Minho.

13 Aldeias com PonteA anfitriã do III Encontro Nacional de Pontes é a Junta de Freguesia de Ponte da Barca. A iniciativa decorreu em 2007 em Ponte de Rol (Torres Vedras) e em 2008 em Pontével (Cartaxo). Além destas, estão ainda presentes Aldeia da Ponte (Sabugal), Ponte de Lima (Viana do Castelo), Ponte de Sôr (Portalegre), Ponte de Vagos (Vagos), Ponte de Vila Verde (Guimarães), Vila da Ponte (Sernancelhe), Vila da Ponte (Montalegre), Regueira de Pontes (Leiria), Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra (Setúbal) e Ponte (Braga).
«O objectivo principal é a troca de experiências e o debate em torno dos problemas e desafios colocados actualmente ao poder autárquico local, mas a iniciativa serve também para promover intercâmbios culturais e proporcionar momentos de lazer e convívio», disse fonte da organização ao jornal «Correio do Minho».
Os participantes terão oportunidade de visitar o concelho de Ponte da Barca e o Parque Nacional da Peneda-Gerês e assistir à actuação de bandas musicais e grupos folclóricos.
Paralelamente a este encontro, decorre também este fim-de-semana, em Ponte da Barca, a Festa das Tradições, que mostrará o melhor da gastronomia e do artesanato do concelho.
A festa inclui ainda jogos tradicionais, danças e cantares regionais, rusgas, exposições e malhadas.
jcl