Hoje, dia 25 de Abril, pelas 15,30 horas, a Associação Espaço Multimédia de Alfaiates (EMA) inaugura a Biblioteca Rainha Santa Isabel, que reúne livros doados pelo alfaiatense Padre Manuel Lopes Botelho.

Biblioteca Rainha Santa IsabelSão cerca de quatro mil livros, maioritariamente oferecidos pelo sacerdote alfaiatense, que agora está aposentado após ter exercido o sacerdócio na arquidiocese de Évora.
Integrados na cerimónia estão previstos dois concertos musicais, realizando-se um deles na altura da inauguração e o outro à noite. À tarde actua a Tele Tuna da Telecom de Viseu e à noite o Grupo de Cantares Vozes da Quinta, vindos da Quinta de Gonçalo Martins.
A biblioteca ficará instalada na antiga escola feminina da localidade, onde já funciona, desde Fevereiro de 2003, o espaço multimédia da aldeia raiana. O espaço foi sujeito a obras de adaptação, financiadas pela Câmara Municipal do Sabugal e pela Junta de Freguesia.
Alfaiates é uma antiga sede de concelho, hoje integrada no concelho do Sabugal, cuja praça-forte desempenhou um importante papel ao logo da história. A agora aldeia tem diversos testemunhos do seu período áureo, como o castelo, a igreja da Misericórdia, o pelourinho e o convento da Sacraparte. Alfaiates é terra de fortes tradições raianas, sendo uma das aldeias onde se realiza a tradicional tourada com forcão.
plb

Anúncios