A Câmara Municipal da Mêda assinala no sábado o 35.º Aniversário do 25 de Abril, dia da Liberdade, com um programa de cariz popular onde pretende o envolvimento da população da cidade e concelho.

Longroiva, MêdaO programa da Câmara Municipal da Mêda para as comemorações do 25 de Abril tem início com a alvorada e o lançamento de 35 morteiros alusivos aos 35 anos do «Movimento dos Capitães». Às 15 horas de sábado será inaugurada uma exposição sobre a freguesia de Longroiva sob o tema «Terra dos Templários & Termalismo», no posto de turismo da Mêda e sessão solene comemorativa nos paços do concelho. Às 21 horas actua o Grupo de Canto e Dança de Oeiras (Casa Municipal de Cultura).
O Presidente da Câmara Municipal, João Mourato, afirma a propósito destas celebrações que «é preciso cada vez mais relembrar o Movimento dos Capitães, o significado que tem para os portugueses que com ele viram restituídas as Liberdades Fundamentais dos cidadãos».
Desse modo, faz todo o sentido, num acto de grande dignidade, o Município de Mêda ter atribuído o topónimo “25 de Abril” a uma nova avenida da nova cidade de Mêda e que está interligada com modernidade do sistema urbano e de acessibilidades da Mêda e seu concelho
A inauguração neste dia da Exposição sobre a Freguesia de Longroiva representa também, para o Presidente da Câmara Municipal, «a força do Poder Local que no pós-25 de Abril se preocupou com o bem-estar, criação de riqueza da freguesia e concelho, ao encetar a construção e conclusão do novo Pólo Termal de Longroiva».
Entretanto foi empossada pelo Presidente da Assembleia-Geral, João Mourato, a nova Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda presidida por Paulo Amaral. Luís Gamboa para a presidência do Conselho Fiscal.
João Mourato, que desempenha também funções de Presidente do Município de Mêda, relembrou na tomada de posse, que «ser bombeiro, para além do acto voluntário, é também um acto solidário o que acarreta enormes responsabilidades para todos, tendo em conta que a comunidade espera sempre o apoio desta instituição nas horas de infortúnio, quer seja em casos de incêndios, doença ou sinistro/acidente».
aps

Anúncios