O Capeia Arraiana aderiu ao mundo das redes sociais online e passa a marcar presença permanente no Twitter. O nosso objectivo é promover o Sabugal e a região raiana da Beira Interior num dos canais com mais crescimento e impacto entre os utilizadores portugueses dos serviços da web 2.0 no mundo virtual.

Capeia Arraiana no TwitterDesde o início deste ano que a popularidade do Twitter (serviço totalmente gratuito criado em 2006) entre os utilizadores portugueses cresceu de forma exponencial. O interesse de entidade públicas (Presidência da República e GNR), políticos e forças políticas, jornais e jornalistas, bandas musicais e músicos, e utilizadores individuais têm contribuído para o sucesso inesperado deste serviço online que pode ser utilizado a partir da Internet ou do telemóvel com mensagens de leitura rápida até 140 caracteres. Recorde-se que o gabinete de imprensa de Cavaco Silva considerou que «o desenvolvimento desta rede social tem vindo a ser observada pela Presidência da República, considerando ser importante uma presença num espaço de partilha de informação com crescente utilização por parte dos utilizadores portugueses sendo o objectivo da presença online divulgar a agenda do Chefe de Estado, intervenções, visitas e outras iniciativas».
O Twitter tem como «concorrentes» as redes sociais MySpace, Facebook, Hi5, Friendster, Linkedin, Orkut, Last.fm, LiveJournal, Xanga, Bebo e Imeem. Os dados estatísticos revelam uma grande distribuição de popularidade entre as várias redes sociais contudo o Twitter marca a diferença porque é mais simples, versátil e rápido.
O Twitter na sua formatação teórica inicial pretendia que cada um fosse escrevendo o que estava a fazer no momento. Pouco a pouco tem vindo a perder esse conceito base porque poucos estão interessados em saber se estamos a lavar os dentes, a passear ou a ver televisão, ou seja, em dar satisfação das suas vidas. Actualmente o Twitter está a ser utilizado para divulgar os posts dos blogues, promover ideias, divulgar iniciativas, destacar eventos e regiões turísticas, publicitar e marketizar produtos e marcas, criando relacionamentos entre pessoas com reconhecido interesse nos mesmos temas e fazendo circular a informação na Internet.
«O Twitter é uma moda ou veio para ficar?» é uma pergunta à qual apetece responder com a célebre tirada «prognósticos só no fim» mas… depois de Eric Schmidt, executivo do Google, ter considerado que a rede social não passaria do «email dos pobres» uma notícia difundida na Internet, no dia 3 de Abril, dava conta que «o Google estava em negociações para a aquisição do serviço de microblogs gratuitos Twitter por 250 milhões de dólares».

Junte-se no Twitter ao Capeia Arraiana. Aqui.
jcl

Anúncios