A Agência INATEL da Guarda organiza uma Jornada de Formação sobre Núcleos Museológicos Associativos. Os trabalhos decorrem no Auditório do Paço da Cultura da Guarda entre as 9.45 e as 17 horas do dia 18 de Abril.

INATELA Agência INATEL da Guarda, o novo nome da delegação da Fundação INATEL, organiza no dia 18 de Abril, no Auditório do Paço da Cultura da Guarda, uma Jornada de Formação sobre Núcleos Museológicos Associativos com o objectivo de melhorar o trabalho dos museus já existentes e ao mesmo tempo contribuir para que novos núcleos apareçam nas melhores condições.
Saber preservar o património valioso que temos, saber recolhê-lo e tratá-lo, fazer opções tendo em conta os museus já existentes e o interesse da comunidade, conservar os objectos nas melhores condições, são alguns dos temas desta Jornada de Formação que decorre no Paço da Cultura da Guarda, com a colaboração da Câmara Municipal da Guarda.
O programa da Jornada de Formação sobre Núcleos Museológicos Associativos, coordenada por Joaquim Igreja, tem início pelas nove e meia da manhã com a recepção aos participantes e 15 minutos depois a sessão de abertura.
As 10 horas da manhã terá início a primeira sessão intitulada «Recolher, tratar e inventariar objectos indentitários», por Dulce Helena Borges, directora do Museu da Guarda, e inclui uma visita técnica guiada ao museu guardense.
A segunda sessão está marcada para depois do almoço, às 14.30 horas, subordinada ao tema «Conservar objectos identitários nas estruturas museológicas», por António Lopes Pires, director do Museu Etnográfico de Passos de Silgueiros e Presidente da Assembleia Geral da Federação do Folclore Português e Sérgio Pinto, responsável do Rancho Folclórico de Seia, entidade que tem a seu cargo o Museu Etnográfico de Seia.
Os trabalhos organizados pela Agência da Fundação INATEL (informações e inscrições) e com o apoio da Câmara Municipal da Guarda encerram às 17 horas.
jcl

Anúncios