Caso único em Portugal, a gíria do contrabando fez esta manhã dia 1 de Abril uma vez mais, prova de curiosidade jornalística na emblemática aldeia que a viu nascer na forma de uma reportagem da SIC proveniente de uma delegação da Covilhã.
A reportagem consistiu numa recolha de imagens junto de alguns Quadrazenhos mais idosos, cuja prontidão em participar forneceu avultada matéria de trabalho aos jornalistas. Histórias do contrabando contadas na primeira pessoa, conversa em gíria entre dois antigos contrabandistas, cantares em gíria de umas rijas Quadrazenhas de 87 anos deram o mote final à entrevista.
Tenho pessoalmente alguma dificuldade em falar desta gíria, provavelmente devido à minha «nacionalidade Quadrazenha», e por ela representar para um dos símbolos máximos desta terra juntamente com a emigração.
Ela terá sempre que ser tida em conta em qualquer abordagem socioeconómica com o intuito de explicar o presente, não só da aldeia, como do próprio concelho do Sabugal. As razões que levaram ao seu aparecimento, uso e desuso, devem ser motivo de maior reflexão para entendermos o presente estado disfuncional da nossa população, tanto do ponto de vista etário como cultural. É uma reflexão para esta e outras aldeias, para o próprio concelho do Sabugal, a sua excessiva desagregação e desenraizamento ao longo da história (com invasões e imigrações sucessivas) terá colocado em cena a actual situação. Falta na minha opinião, nestas terras de Riba-Côa, ao contrário daquilo que por vezes é ventilado, uma cultura de orgulho que beba em raízes verdadeiramente tradicionais e agregadoras de uma alma comum, sem a qual não se pode arrumar a casa.
António Moura
4 comentários
Comments feed for this article
Quarta-feira, 12 Agosto, 2009 às 7:13
Vaz
Bom dia,
Finalmente encontrei este artigo, pois ja ando a procura dele ha ja algum tempo.
Tendo as minhas origens em Quadrazais, gostava se possivel onde posso ver este video, pois penso que foi filmado.
E que a senhora que voces encontraram e que passa aqui em foto, é minha tia Avo e ela tinha-me falado desta entrevista e de um cd. So hoje pude encontrar o vosso artigo.
Podem se faz favor, me indicar onde posso ver este video se o mesmo existe.
Agradecia-vos imenso a vossa resposta
Cumprimentos
Margarida Vaz
Quinta-feira, 11 Março, 2010 às 23:20
António Moura
Margarida
o video pode ser visto neste mesmo blog clicando em:
https://capeiaarraiana.wordpress.com/2009/11/05/giria-de-quadrazais/#comments
Quarta-feira, 10 Março, 2010 às 15:07
paulo
Amanha de manha quadrazais e quadrazenhos no programa do Gocha na TVI
Quinta-feira, 11 Março, 2010 às 13:44
Margarida Vaz
Boa tarde Paulo,
Quero agradecer-lhe a informaçao que nos proporcionou acerca do programa da TVI em que falavam de Quadrazais e Quadrazenhos.
Apesar de ter visto a sua mensagem um pouco tarde ainda consegui ver a ultima parte dessa emissao.
Pude constatar que foi convidada a minha tia avo a Sra D. Altina Salada e ao ver o nome da Sra ao lado, Alice Borrega, digo que ela tambem deve ser ou melhor eu devo ser da familia dela tambem pois a minha Avo chama-se Borrega.
Mais uma vez Obrigada e agradeço sempre que puder enviar avisos destes nao hesite, é sempre com prazer que os recebemos
Ate a proxima um abraço forte
Margarida Vaz