Cumprindo uma antiga tradição quaresmal que outra vez se repete, Pousafoles do Bispo, freguesia do concelho do Sabugal, realiza a sua famosa Procissão dos Passos do Senhor. Este ano a grande novidade é que a procissão se realiza duas vezes, nos dias 4 e 5 de Abril.

Senhor dos PassosA sempre muito concorrida procissão dos Passos de Cristo de Pousafoles, realiza-se este ano a par de outra manifestação tradicional das aldeias, que o tempo quase fez esquecer: os Martírios do Senhor, nos quais dois grupos de habitantes se posicionam em locais diferentes da aldeia durante a noite, entoando cânticos piedosos.
Para possibilitar a que mais gente possa comparecer em Pousafoles, a também designada de procissão das cruzes acontecerá este ano em dois dias sucessivos. A primeira no dia 4 de Abril, a partir das 21 horas, seguida dos martírios ou ladainhas, e a segunda no dia 5, a partir das 17 horas.
Perde-se na noite dos tempos a origem desta tradição em Pousafoles, terra em que ganhou foros de obrigatoriedade, pois ao contrário de outras terras, o evento nunca deixou de realizar-se.
Reza a tradição que um padre ali nado, de nome Torres, doou uma quantia à Irmandade do Senhor dos Passos, com a condição que a procissão se realiza-se todos os anos.
Espera-se que mais uma vez as ruas da aldeia fiquem apinhadas de gente, muita dela vinda de outras terras.
plb

Advertisements