Iniciado este périplo pelo desporto, muitos foram os jogos disputados pela equipa da Casa, com algumas boas exibições e resultados, pensamos nós, mas não posso deixar de recordar, ficando na memória, um espectacular encontro entre uma magnifica equipa de Juvenis do Sporting Clube de Sabugal de 1983 e a nossa equipa da Casa, jogo esse, que teve lugar em 2 de Julho de 1983, no campo de treinos do antigo Estádio José de Alvalade, com um empate a 3 golos, no tempo regulamentar, seguindo-se o prolongamento, vindo os jovens juvenis sabugalenses a vencer por 4-3, sendo premiados com uma bela taça em disputa.

(Clique nas imagens para ampliar.)

Esteves Carreirinha - Ecos da AldeiaFoi um extraordinário encontro de futebol, com alternância no marcador, disputado sob chuva, onde sobressaiu a frescura física, para além de um grande entrosamento e espírito competitivo, demonstrado pelos juvenis, aliado ao facto de ter tido uma boa participação no Campeonato Nacional de Juvenis, treinados pelo Sr. Alfredo Alves. Na equipa da casa notaram-se algumas falhas compreensíveis, devido à falta de treinos, pois apenas se juntava para estes encontros amigáveis.
Apesar destes resultados menos conseguidos, não se pense que só aconteceram derrotas da equipa da Casa, antes pelo contrário, a nossa equipa ganhou a grande maioria dos jogos disputados.
Todos os participantes foram presenteados com o indispensável e apetitoso almoço na Casa, num são convívio entre os sabugalenes de Lisboa e os nossos jovens visitantes, que tiveram um justo e merecido prémio, nesta deslocação a Lisboa.
Em relação ao Sporting Clube do Sabugal, muitos mais encontros se poderiam ter proporcionado entre ambos, mas o que é um facto, é que nestes anos todos, poucos mais se efectuaram, fosse por inércia de ambos, ou por outros motivos, não adiantar chorar sobre o leite derramado, como é habitual dizer-se.
As equipas de futebol de 11 da Casa do Concelho do Sabugal foram disputando, ao longo destes anos, inúmeros encontros particulares com várias Instituições amigas, sendo de destacar, especialmente, a Rádio Televisão Portuguesa, devendo-se a uma relação sólida entre a Casa de Pessoal da RTP e a Casa do Concelho de Sabugal, com uma influência decisiva do Chico Engrácia, como foi bem compreensível, naqueles tempos.
Outros encontros de futebol aconteceram, nomeadamente, com a Casa da Covilhã, Casa de Tomar, Pampilhosa da Serra, Casa de Ourém, Casa de Lafões, o INE e outras empresas, juntando ainda, algumas Aldeias do Concelho, retribuindo as visitas, participando e abrilhantando, também, alguns aniversários destas Casas mencionadas, bem como alguns Torneios de Futebol de 5, para os quais a equipa foi convidada a participar.
Em todas as participações desportivas, tentou-se apresentar a melhor equipa possível, com alguma competitividade, a quem as Direcções da Casa sempre ficaram agradecidas, pela disponibilidade, esforço e comparência dos associados nestes eventos.
Foram sempre marcos importantes, os aniversários da Casa, em Fevereiro, pois permitia um reencontro de desportistas sabugalenses em Lisboa, começando aqui, por esta altura, a génese dos vários Torneios Inter-Aldeias de Futebol de 5, organizados pela Casa em Lisboa, a quem daremos algum destaque.
«Ecos da Aldeia», opinião de Esteves Carreirinha

estevescarreirinha@gmail.com

Anúncios