Cento e setenta e cinco autarcas, portugueses e espanhóis, estiveram presentes, no passado dia 14 do corrente mês de Março de 2009, em Trabanca, España, para votar e eleger os órgãos sociais do AECT-Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial.

José Manuel CamposOs trabalhos tiveram início por volta das 10 horas até cerca das 13. Continuaram pela tarde fora tendo sido encerrados cerca das 20 horas.
Elegeram-se o presidente e vice-presidente, o coordenador territorial, o director geral bem como os membros que para os seis conselhos sectoriais que passo a enunciar:
1 – Igualdade de oportunidades, desenvolvimento económico, investigação e inovação.
2 – Desenvolvimento local, novas tecnologias, educação, formação e emprego.
3 – Meio ambiente, agricultura e ganadaria.
4 – Saúde, serviços sociais e acção social.
5 – Turismo, cultura, património, desporto e tempos livres.
6 – Administração local, transportes e comunicações.
O concelho de Sabugal tem um representante em cada conselho sectorial e preside ao de saúde, serviços sociais e acção social.
AECTApós a eleição os elementos dos conselhos sectoriais, quatro portugueses e quatro espanhóis, reuniram para se conhecerem e trocar os números de telefone e e-mails.
Dentro de pouco tempo haverá nova reunião para cada um poder apresentar as suas ideias e, de seguida, passar-se à acção.
É verdade que estamos em fase de aprendizagem mas com algumas expectativas. Todos esperam que o Agrupamento possa contribuir para o progresso e desenvolvimento desta enorme zona raiana que foi muito desprezada pelos governos dos dois países.
O Agrupamento foi homologado pelos governos dos dois países e os respectivos secretários de estado comprometeram-se, nos discursos que proferiram, a prestar a melhor atenção ao AECT.
Temos plena consciência de que não iremos resolver todos os nossos problemas mas com trabalho e organização poderemos atingir bons resultados.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia dos Foios)

jmncampos@gmail.com

Anúncios