Os atletas da Academia Egitaniense de Karate Shotokan (AEKS) têm alcançado resultados meritórios nos vários campeonatos e troféus em que têm participado. Bruno Monteiro ganhou a medalha de ouro em Espanha e Rui Jerónimo sagrou-se vice-campeão Nacional Sénior.

Rui Jerónimo e Luca ValdesiNo último dia do mês de Fevereiro (28) realizou em Valência (Espanha) um Curso Internacional de Karate, ministrado pelo Tri-Campeão Mundial de Kata da Federação Mundial de Karate, o Italiano Luca Valdesi. O atleta Rui Jerónimo foi o único português presente neste estágio que foi sem dúvida muito proveitoso para todos os competidores de Kata.
Rui Jerónimo, depois de terminado o curso, deslocou-se para Toledo para participar no Campeonato Regional Sénior Castilla-La Mancha, no dia seguinte. Embora não tenha trazido uma medalha, teve uma prestação positiva. Realizou um total de quatro Katas, alcançando a final da sua poule. Perdeu na eliminatória de acesso à final por um apertado 3-2 e novamente pela diferença mínima 3-2 a final da repescagem. Classificou-se desta forma em 5.º lugar. Esta prova serviu também de preparação para o Campeonato Nacional Sénior que se realizará próximo fim-de-semana em Almeirim.
Realizou-se no dia 1 de Março, na cidade da Guarda, o 3.º Estágio Regional Beira Alta da União Dojos Karate Shotokan. A jornada foi orientado pelos directores técnicos da UDKS, Sensei Vítor Dinis e Isabel Teixeira. Estiveram presentes mais de três dezenas de atletas de várias cidades do distrito. Após o estágio, realizou-se a 2.ª Época de Exames 2008/09, onde estiveram presentes atletas da AEKS e AEKS-P (Guarda), NKSP (Pinhel) e do ODCK (Sabugal).
No dia 7 de Março disputou-se, na Cidade de Cáceres (Espanha), o VII Trofeo Diputación de Cáceres de Karate. Estiveram presentes mais de 170 jovens entre os 7 e os 15 anos, em representação de seis Selecções Autónomas de Espanha e a Selecção Nacional Portuguesa. Como já vem sendo hábito, e esta vez não foi excepção, os karatecas das camadas de formação trouxeram para Portugal óptimos resultados, mostrando que Portugal está a crescer. Da Academia Egitaniense de Karate Shotokan, foram chamados para representar a Selecção Nacional da FNK-P, Bruno Monteiro e Rita Morgado. Bruno Monteiro teve uma excelente prestação, conseguindo ao longo da competição aumentar a sua performance, o que lhe permitiu ganhar todos os confrontos, inclusive a final da prova diante do atleta da Federação Madrilena de Karate.Rita Morgado, que participou pela segunda vez neste Torneio em representação da Selecção Nacional, alcançou o 3º lugar do pódio, perdendo apenas o confronto com a atleta da Federação Madrilena, e ganhando todas as suas eliminatórias por 5-0. Dois óptimos resultados para Portugal, para a Cidade da Guarda e para a AEKS. Estes dois atletas foram acompanhados por Carla Jerónimo, treinadora da AEKS.
Também no sábado, 7 de Março, decorreu em Almeirim, o Campeonato Absoluto Sénior, maior prova do calendário desportivo da Federação Nacional de Karate – Portugal. Da AEKS estavam seleccionados Carla Jerónimo, Ivo Monteiro e Rui Jerónimo, mas somente Rui pode estar presente nesta prova. À semelhança dos últimos anos, e depois do 3º lugar alcançado no ano anterior, Rui sobe de novo ao pódio, desta vez para receber a medalha de prata. Registe-se que desde 1998 até 2009, Rui Jerónimo subiu 11 vezes ao pódio nacional da FNK-P, conseguiu um total de 4 Títulos de Campeão Nacional, 5 Títulos de Vice-Campeão Nacional e ficou duas vezes em 3º lugar.
No Domingo dia 8, Rui Jerónimo esteve presente no Treino Nacional de Pré-selecção Sénior da FNK-P que teve lugar no Centro de Estágio de Alto Rendimento da Golegã. A acompanhar o atleta durante o Campeonato Nacional e o Treino Nacional esteve Rosa Jerónimo, treinadora de AEKS.
Rui Jerónimo (presidente da AEKS)