A iniciativa da Câmara Municipal do Sabugal, designada de Roteiros Gastronómicos foi uma excelente iniciativa de apoio à gastronomia raiana e de divulgação do concelho do Sabugal. Foi esta a opinião que o Capeia Arraiana apurou.

Panelas de ferroContactámos alguns dos restaurantes que aderiram à edição deste ano dos Roteiros Gastronómicos, de onde constatámos uma grande satisfação pela realização da iniciativa. No geral os responsáveis pelas casas aderentes referem que houve um acréscimo de clientes e não têm dúvidas de que isso se deve muito aos Roteiros.
O restaurante Éden, da Rebolosa, teve sempre fartura de clientes, muitos dos quais vindos de fora. O prato que ali chamou mais a atenção foi o bucho cozido e o pixalho, assim como a feijoada de lebre. O restaurante confeccionou receitas antigas, as quais foram em parte a chave do sucesso.
Também o El Dourado, dos Fóios, dá nota positiva à realização. Ali o cabrito grelhado na brasa foi rei. Muita gente procurou o restaurantes nos dias do Carnaval, procurando a boa comida caseira confeccionada pela Ramitos, que a todos recebe sempre de braços abertos e de sorriso estampado no rosto.
O Pelicano, restaurante de Alfaiates, esteve sempre bem composto e o seu responsável sente que valeu a pena ter aderido à iniciativa. A época em que se realizou este ano foi bem mais propícia que a do ano anterior. O prato de maior sucesso foi o bucho, mas com uma particularidade: toda a gente que não conhecia o bucho o quis provar e manifestou agrado, mas acabava por comer pouco, pedindo sempre também outro prato. Aportou ali muita gente vinda de fora do concelho, dentre a qual muitos espanhóis, que se deliciaram com os pratos de bacalhau que a casa dispunha. O responsável espera que a iniciativa regresse e, de preferência novamente nesta época do ano.
Os restantes restaurantes aderentes foram A Formiga, de Aldeia do Bispo; o Trutalcôa de Quadrazais; O Robalo, O Templo, Raihotel e Sol Rio do Sabugal; O Martins e o Zé Nabeiro do Soito.

Estranhamente não aderiu à iniciativa nenhum restaurante sito nas terras da margem esquerda do Rio Côa.
plb

Anúncios