O Museu do Sabugal exibe até ao dia 29 de Março a exposição «Sabores da Nossa Terra», dedicada às tradições alimentares do concelho do Sabugal.

exposicaoA mostra decorre na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, e está dividida por secções, representando os aspectos etnográficos ligados a cada um dos sabores antigos. Demonstra-se ali, com recurso aos objectos de antigamente, como era confeccionado o pão no forno comunitário da aldeia, como se produzia o azeite nos lagares das terras sulistas do concelho, como se praticava a arte cinegética, como se fazia a matança do porco, se produziam os enchidos e o mel, com se recolhia a castanha, os cogumelos e como se produzia o vinho.
Para que a mostra fosse possível recorreu-se a particulares, que cederam muitas das peças expostas, assim como ao museu de Vilar Maior e também ao espólio do futuro museu do Soito, e ainda à Junta de Freguesia de Sortelha.
A exposição, muito bem concebida e apresentada, tem deliciado quem a visita, sendo claramente uma iniciativa de sucesso.
A mostra foi mesmo usada como cenário para a presentação da iniciativa municipal designada de «Roteiros Gastronómicos», que aconteceu no concelho do Sabugal nos dias do Entrudo.
plb