O desporto é um dos temas que me é mais caro, devido a uma pratica constante ao longo da minha existência, que ainda hoje continuo a cultivar, reforçada com os múltiplos escritos, disponibilizados ao longo de quase três décadas, sendo por muitos considerado uma escola de virtudes, servindo para um aproximar das pessoas congregando novas amizades pois, através da pratica desportiva, proporcionam-se novos conhecimentos e reforçam-se os laços que nos unem em torno de uma convivência saudável, tanto na grande zona arraiana, como por onde permanecemos, ao longo do ano.

Esteves Carreirinha - Ecos da AldeiaDevido à enorme proliferação de juventude, nada mais natural, que as actividades desportivas fossem das primeiras realizações a sério, surgindo em força nos eventos, complementando outras comemorações, como o habitual aniversário da Instituição, sempre muito concorrido.
Como referimos no artigo anterior, no 3.º Convívio, a Direcção da Casa convidou o Sporting Clube do Sabugal, nosso ilustre representante do Concelho, em provas federadas, à época, aceitando, de bom grado, o convite da Casa, disputando um jogo de Futebol, com a equipa da Casa em 5 de Junho de 1976, véspera do Convívio anual.
A jovem equipa da Casa do Concelho deu uma boa réplica ao Sporting Clube do Sabugal, vendendo cara a derrota, que se veio a verificar, com o resultado final de 2-1 a favor dos convidados, vindos do Concelho, sendo que este foi o menos importante, num bom jogo de futebol, servindo para iniciar e estreitar os laços de amizade entre as duas Instituições.
Melhor ainda foi, na sede, prolongando-se este encontro, tendo a Direcção da Casa presenteado toda a comitiva e participantes neste jogo de futebol, com um magnífico jantar.
Futebol na CasaO Sporting de Sabugal ofereceu um simpático Galhardete dedicado à Casa, tendo a Direcção da Casa feito a entrega de um belo troféu à embaixada sabugalense.
Iniciou-se assim esta convivência com o clube desportivo da novel Cidade do Sabugal, retribuindo a equipa da Casa a visita à sede do Concelho, no ano seguinte em 1977, verificando-se um resultado ainda mais desnivelado, se não nos falha a memória, 7-2 a favor do Sporting de Sabugal, numa altura em que esta equipa estava demasiado forte, para uma equipa da Casa, um pouco desfalcada, pois nem todos se puderam deslocar ao Sabugal. Não serve de desculpa, mas o que é um facto, é que a equipa sedeada no Concelho era demasiado forte, esta é que foi a realidade.
Valeu pela convivência e amizade recíprocas, que se verificou neste dealbar da Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa.
Por altura de 1981, em 31 de Outubro, terá tido lugar mais um encontro no Sabugal, entre ambos, em que não conseguimos apurar nenhuma descrição nem registo do resultado.
«Ecos da Aldeia», opinião de Esteves Carreirinha

estevescarreirinha@gmail.com

Anúncios