Em Aldeia do Bispo, Sabugal, o Carnaval é tradição. O desfile carnavalesco aconteceu no domingo, dia 22, a partir das 14 horas. Foram momentos emotivos com protagonistas e assistentes a divertirem-se como manda a tradição.

José Manuel CamposDa parte da tarde os toiros animaram e divertiram as muitas pessoas que mataram saudades do mês de Agosto. Passados dois dias, terça-feira, aconteceu nova largada de toiros com a rapaziada a correr muito e animada ao forcão. Os toiros, apropriados para a época, cumpriram e desempenharam bem a função. Bravos e ágeis não davam descanso aos muitos jovens que animadamente demonstraram que a capeia, à moda da raia, está para durar.
Centenas ou milhares de pessoas não deram, por certo, o tempo por mal empregue. Apesar de os toiros serem de pequeno porte, mas afinados, dá para o pessoal se afoitar um pouco mais. Facilita-se e elas acontecem. Duas ou três situações menos agradáveis aconteceram. Um moço foi colhido quando o toiro saiu sem que ele se tivesse apercebido. Ficou bastante magoado com fractura da clavícula e do úmero tendo sido socorrido pela Dr.ª Eduarda e enfermeiro José de Aldeia Velha. Foi transportado para
o hospital da cidade do Sabugal e espero e desejo que não tivesse passado de um grande susto e de um curto incómodo, temporariamente.
São 20 horas e trinta e cinco minutos de terça – feira, dia de Carnaval, e a SIC acaba de transmitir uma pequena reportagem da capeia de Aldeia do Bispo. Vi, com atenção, e confirmou-se tudo quanto estava a escrever e que vou continuar.
A animação aconteceu dentro e fora da praça. Alguns amigos depois de darem uma espreitadela colocaram a chouriça, o queijo e o garrafão em cima da carrinha e vai de convidar os muitos amigos que estavam por perto. É mais um pormenor que registei com muito agrado. É uma característica do pessoal da raia. Todas as terras recebem de braços abertos os amigos que se deslocam para desfrutarem desta linda festa raiana.
Parabéns à organização que tão bem soube organizar as festas carnavalescas.
Viva a Raia.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia dos Foios)

jmncampos@gmail.com

Anúncios