Todas as cidades tem um espaço que as representa e cuja imagem se proteja como icone para o exterior. Nada de mais, este é um conceito adquirido pelo mundo fora. Lisboa com a sua majestosa Praça do Comércio, Paris com a Torre Eiffel e «les Champs-Elysees» ou Londres com o Big Ben, etc. etc.

Kim TutatuxClaro que este não é um conceito novo, já na Antiguidade era utilizado. Mesmo antes da escrita ser inventada, sabemos pelos registos arqueológicos, que este conceito existiu e foi posto em pratica desde muito cedo nas sociedades humanas.
No concelho do Sabugal existem muitos monumentos e locais de interesse, alguns de enorme valor histórico-cultural. Mas há um que se destaca, pela sua história, imponência, arquitectura e pela sua envolvente: O Castelo do Sabugal.
Sendo assim, parece não haver grande dificuldade em reconhecer O Castelo do Sabugal como o icone que pode projectar a imagem do Sabugal além fronteiras.
Por essa razão não se percebe porque razão a bonita praça envolvente e próprio castelo tem ao longo dos anos permanecido esquecidos e arredados da cidade.
Não é difícil reconhecer toda a zona do Castelo como a Sala de Visitas por excelência do Sabugal.
Da parte dos operadores privados, parece ter havido uma tomada de consciência deste facto muito mais cedo que das autoridades locais.
Para o facto de esta excelente sala de visitas estar sub-aproveitada e esquecida, têm os privados alertado frequentemente desde há muito.
Até agora, parecia que estes alertas tinham «caído em saco roto» contudo, parece que há finalmente um entendimento novo (velho) no que diz respeito a esta matéria. Foi com agrado para todos que se pôde ver o Cortejo de Carnaval junto ao Castelo.
As pessoas pareceram ganhar um ar mais feliz ao sentir este imponente monumento ali ao lado, e os garotos erguiam os queixos com ar de admiração.
Este é o espírito!
Pois que esta iniciativa continue e que se transforme esta belíssima Sala de Visitas do Sabugal, num local onde os eventos se sucedam, atraindo cada vez mais gente a esta nossa belíssima região.
Temos um potencial, em termos de imagem, capaz de projectar a o Sabugal pelo mundo, só falta apoiarmos essa Imagem num conteúdo histórico-cultural e, aí temos uma receita capaz de contribuir efectivamente para o desenvolvimento do Sabugal.
Que o empenhamento das autoridades locais demonstrado nesta iniciativa de levar o Carnaval ao Castelo do Sabugal dê frutos, e que cada vez mais tenhamos abertura e capacidade para a criação de conteúdos capazes de trazer ao Sabugal turistas, que contribuam para a possibilidade de nós Transcudanos sermos felizes na terra onde os nossos antepassados criaram uma cultura única.
Joaquim Tomé (Tutatux)