Realizou-se no Sabugal o quarto almoço de convívio da Confraria do Bucho Raiano, iniciativa que juntou no salão da Junta de Freguesia local cerca de 120 pessoas.

Bucho RaianoNem tudo correu pelo melhor em termos organizativos, dada a forte afluência de participantes, que ultrapassaram largamente o número dos que se haviam inscrito, criando dificuldades ao restaurante incumbido de servir o almoço. Contudo o principal objectivo foi cumprido: a divulgação do bucho como peça gastronómica de excelência e a promoção do convívio entre a malta raiana.
Cumprindo a tradição, comeu-se o bucho no Domingo Gordo nas terras da raia sabugalense. E muitos aderiram à iniciativa da Confraria, juntando-se em convívio em mais um almoço promovido pela recém-criada associação gastronómica.
O acontecimento foi acompanhado localmente pela Rádio Caria, pela LocalVisãoTV, estação de televisão on-line e pelo repórter fotográfico Kim Tutatux. Outros meios de comunicação social deram também relevância ao acontecimento, nomeadamente os jornais regionais e as rádios TSF e Altitude.
Um grupo musical, contratado pela Câmara Municipal, animou os confrades e a boa disposição predominou. Foi apresentada a indumentária da confraria, cujo modelo foi elaborado pela Modache, empresa de confecções sedeada no concelho do Sabugal. Algumas dezenas de confrades encomendaram já o seu traje, a fim de o usarem em futuros encontros da agremiação.
A jornada permitiu também à confraria angariar fundos para fazer face ás despesas de registo e escritura e para o lançamento de algumas iniciativas de promoção da gastronomia raiana.
O convívio apenas foi possível com os apoios da Junta de Freguesia do Sabugal, que cedeu o salão para o efeito, e a Câmara Municipal, que colaborou na divulgação e se encarregou da animação do evento.
plb

Anúncios