O Carnaval em Aldeia do Bispo poderia não se realizar este ano se a Câmara Municipal de Sabugal não tivesse dado o sim ao financiamento da nova Associação (Associação da Mocidade de Aldeia de Bispo) que este ano fará o Carnaval.

Corso de Carnaval em Aldeia do BispoEm Novembro de 2008 a Câmara Municipal do Sabugal falou com a Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo, Ana Cristina Lopes, que nos comunicou «não temos nada planeado», «a Junta creio que não irá fazer nada no Carnaval, mas estou a ver se incentivo um grupo de jovens da aldeia a assumi-lo».
Falámos com o Presidente da Associação Desportiva e Cultural de Aldeia do Bispo, Gabriel Bernardo Bárrios, que nos comunicou que nada iriam fazer no Carnaval. A Câmara propôs-lhe então que se juntassem aos desfiles no Sabugal e trouxessem os cabeçudos feitos com o apoio da Câmara ao que ele respondeu que já que não faziam nada em Aldeia do Bispo, também não vinham ao Sabugal, mas que a Câmara podia utilizar os cabeçudos uma vez que eles não os iam utilizar.
Uma nova Associação, Associação da Mocidade de Aldeia do Bispo é fundada em Final de Novembro de 2008 e tenta organizar o Carnaval com um custo previsto de 3500 euros e um dos motivos porque avançam posteriormente foi o facto do apoio à iniciativa da Câmara Municipal (ajuda na promoção/divulgação do evento e comparticipação financeira para o Plano de Actividades da Associação).
É esta nova Associação que vai fazer o Carnaval de Aldeia do Bispo e esta Associação sempre teve conhecimento do que se estava a passar com os Desfiles da Câmara Municipal e que Gabriel Bernardo Bárrios nos tinha emprestado os cabeçudos para os desfiles. Aliás logo em Dezembro de 2008 a Câmara falou com o Presidente do Conselho Directivo, Jaime Vieira, com a Directora do Curso de Animação Sociocultural, Prof. Isabel Saraiva, e com a Prof. Tânia e ficou tudo acordado relativamente a serem estes alunos a vestirem os fatos de cabeçudos.
Porque se podem dar opiniões sobre os eventos mas não se pode mentir sobre os factos, convém esclarecer que:
1 – Na Agenda Municipal o Carnaval de Aldeia do Bispo vem divulgado, por isso ninguém quer prejudicar Carnaval nenhum (página 13 da Agenda Municipal);
2 – A Associação da Mocidade de Aldeia de Bispo, associação que está a organizar o Carnaval em Aldeia do Bispo este ano, sempre teve conhecimento dos Desfiles da Câmara e do empréstimo dos cabeçudos;
3 – O lançamento da Agenda Municipal também visa divulgar e promover TODAS as iniciativas do concelho e não ameaçar as iniciativas de alguns;
4 – Existem várias tradições vivas no concelho em relação ao Carnaval, algumas com bastantes anos e divulgadas também na Agenda Municipal, como por exemplo, «O Pão da nossa aldeia» do Grupo Guardiões da Lua da Quarta-feira, página 7 da Agenda Municipal; Desfiles de Carnaval das escolas, bailes de Carnaval em várias aldeias e o almoço da Confraria do Bucho Raiano – página 13 da Agenda Municipal).
Equipa que organizou o Carnaval no Sabugal