O facto de se realizarem este ano desfiles de Carnaval no Sabugal está a desagradar a Aldeia do Bispo freguesia raiana que há muito mantém a tradição de comemorar o desfile igualmente com um desfile, que este ano se vê prejudicado pelo que vai suceder na sede de concelho.

Corso Carnaval em Aldeia do Bispo, SabugalHá seis anos que em Aldeia do Bispo se realiza uma comemoração carnavalesca, que em parte representa um reviver das antigas entrudadas. Inclui-se sempre um desfile com gigantones, que junta mais de meia centena de figurantes, realizam-se capeias arraianas, bailes e pregam-se partidas à moda antiga.
Este ano a Câmara Municipal do Sabugal decidiu integrar os Circuitos Gastronómicos, na quadra carnavalesca, e realizar como actividade de animação dois desfiles de Carnaval, formados por alunos das escolas do concelho. O facto provocou agastamento entre os promotores do Carnaval de Aldeia do Bispo, que consideram ver prejudicada a sua tradicional iniciativa.
«Tiveram o desplante de vir pedir os cabeçudos de Aldeia do Bispo para os integrarem no desfile da sede do concelho, esquecendo-se que isso nos desagrada porque estão a prejudicar a nossa iniciativa, que existe há seis anos», disse-nos Francisco Bárrios, ex-presidente da Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo. «Não há fome que não dê em fartura. Durante muitos anos só existia o Carnaval de Aldeia do Bispo, mas agora temos outro, e nisso não haveria problema desde que não ameaçasse o nosso Entrudo, que já vem desde há muitos anos», acrescentou o ex-autarca, que considera que poderia ter sido possível organizar as duas iniciativas em complementaridade, desde que as comemorações se conjugassem: «Em Aldeia do Bispo fazíamos o desfile num dia, por exemplo ao domingo, e no Sabugal realizavam-no no dia de Carnaval, e assim tudo ficava bem».
plb

Anúncios