Depois das Universidades de Lisboa e da Madeira é agora a vez da Universidade da Beira Interior (UBI) procurar um reitor através de um concurso internacional. Segundo o anúncio, já publicado, os candidatos podem ser professores ou investigadores doutorados, mas têm de ter uma visão estratégica de desenvolvimento.

Universidade da Beira InteriorO concurso, aberto desde 31 de Janeiro e válido até 3 de Março, foi publicado nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, e procura um académico, com experiência de gestão de universidades ou de instituições de investigação, com uma visão estratégica apropriada para perseguir a política de desenvolvimento da UBI. Pretende-se que o novo reitor promova os valores científicos e humanísticos e uma atmosfera de colegialidade e inclusão dos diversos membros.
O anúncio na imprensa internacional decorre das novas regras para a eleição de reitores nas universidades portuguesas. O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior diz que podem ser eleitos reitores das universidades professores e investigadores da própria instituição ou de outras, nacionais ou estrangeiras, de ensino universitário ou de investigação, facto que conduz à obrigatoriedade de se fazerem anúncios internacionais para estes concursos.
Segundo a agência Lusa, que falou com responsáveis da UBI, o Conselho Geral da Universidade optou por fazer um anúncio em inglês «por ser a língua mais falada» e em espanhol, «dada a proximidade». O anúncio foi publicado no El Pais, em Espanha, e no The Guardian, em Inglaterra – isto para além de um anúncio em português, publicado em dois jornais nacionais.
plb

Anúncios