A semana passada foi de muita actividade para o Comando Territorial da Guarda da GNR, que registou em todo o distrito 59 ocorrências criminais e procedeu a 19 detenções, algumas delas ligadas a situações de criminalidade violenta.

Patrulha da GNRDentre os crimes destacam-se dois roubos com uso de armas de fogo e 23 furtos. Os furtos foram sobretudo praticados em residências (dois), em estabelecimentos comerciais e outros edifícios (sete), em veículos (dois), para além de furtos em veículos (um) e de carteiras pessoais (dois).
No respeitante a detenções, 17 ocorreram em flagrante delito, sendo duas por roubo, cinco por furto, duas por posse ilegal de arma, uma por injúrias a agente de autoridade, cinco por condução sob efeito do álcool (taxas de alcoolemia entre 1,24 e 2,85 gramas por litro no sangue) e três por condução sem habilitação legal. Houve ainda duas detenções por cumprimento de mandados judiciais.
Algumas detenções resultaram de operações policiais de que já demos nota no Capeia Arraiana, nomeadamente quatro jovens detidos em Tourais, freguesia de Paranhos da Beira, concelho de Seia por crime de furto num estabelecimento da localidade.
Outros dois jovens assaltaram à mão armada a um posto de combustível em Ginjal, Belmonte, depois de terem passado pelo Sabugal, onde abasteceram a viatura de combustível e se colocaram em fuga sem efectuarem o respectivo pagamento, sendo depois detidos na Serra da Estrela.
Na cidade do Sabugal foi detido um outro jovem, natural de Vale de Espinho, conhecido por «Orelhas», quando conduzia um carro furtado. Presente no tribunal da Guarda, onde tinha pendente um mandado de detenção, foi-lhe decretada a medida de coacção de prisão preventiva.
Na mesma semana, de 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro, registaram-se 26 acidentes de viação, sendo 18 por colisão, seis por despiste e dois por atropelamento. Dos mesmos resultaram dois feridos graves e seis feridos leves.
Durante o período em apreço os Núcleos Escola Segura dos Destacamentos Territoriais de Guarda, Pinhel e Gouveia, desenvolveram várias acções de sensibilização, subordinadas ao tema «Segurança na Escola», às quais presenciaram cerca de 110 alunos.
plb

Anúncios