Morreu esta madrugada o Dr José Diamantino dos Santos, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal, de 78 anos de idade, após algum tempo de internamento hospitalar.

diamantinoNatural do Freixial, Fundão, radicou-se ainda novo no Sabugal, onde fundou o Externato Secundário do Sabugal, de que foi director até ao seu encerramento aquando do surgimento da Escola Secundária do Sabugal, em 1986. Licenciado em Filosofia na Universidade de Salamanca, o Dr Diamantino foi um grande e competente pedagogo, para além de um empenhado orientador e amigo dos muitos jovens que aportaram no seu colégio.
Na falta de uma escola pública, o externato foi onde os jovens do concelho do Sabugal estudaram e se prepararam para a vida, com o seu director sempre atento ao percurso de cada estudante.
Aposentando-se do ensino, dedicou-se à Santa Casa da Misericórdia, passando a desempenhar as funções de provedor, que conservou até à actualidade. Nestas funções implementou o lar de idosos, o centro de dia, o apoio domiciliário, a creche e a ocupação de tempos livres, assim ajudando a população, em especial a mais carenciada.
Ocupou as funções de presidente da Câmara Municipal do Sabugal e era sócio honorário da Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa.
A sua morte deixa o Sabugal mais pobre, pois representa a perda de um homem bom e muito dedicado às pessoas com quem lidava.
O corpo do falecido estará em cãmara ardente na Igreja da Misericórdia do Sabugal, estando as cerimónias fúnebres marcadas para as 14 horas de amanhã, dia 3 de Fevereiro.

O Capeia Arraiana apresenta sentidos pêsames à família, em especial à esposa, filhos e netos.
plb