Realizou-se em Valença no passado sábado, 31 de Janeiro, em Valença, o Campeonato Regional de Judo da Zona Norte. A prova permitia, aos atletas juniores da nossa região, tentar pontuar para o ranking e conseguir o apuramento para a fase final do Campeonato Nacional do escalão.

Luis ClaraLuís Clara do Sporting Clube do Sabugal na categoria de -66kg foi o único representante do Distrito da Guarda e tendo em conta a sua ausência no Open de Coimbra do inicio do mês de Janeiro devido ao bloqueio das estradas por causa da neve, tornava-se imperativo pontuar neste campeonato.
O atleta raiano, conseguiu o terceiro lugar, permitindo-lhe angariara alguns pontos, tendo agora que aguardar a saída definitiva do Ranking Nacional.
Embora a zona Norte pudesse apurar mais um judoca nos juniores, este terá de estar posicionado nos 26 primeiros da Lista de Classificação Desportiva onde no ano transacto constavam 41 atleta de todo o País para este peso.
Aproveitou-se neste Torneio para se aplicarem já algumas novas regras de arbitragem que a Federação Internacional de Judo já aprovou desde o inicio de Janeiro 2009 e que irão certamente trazer vantagens não só para o melhor desenrolar das competições, bem como para garantir um melhor espectáculo para quem gosta de apreciar esta Modalidade, na sua vertente competitiva.
Na arbitragem, participou David Carreira, árbitro associativo, do Sabugal que garantiu o devido apoio para a realização da prova, estando inclusiva como Juiz principal na final dos -73kg.
djmc