O Programa da RTP1 «Portugal no Coração» vai ter transmissões em directo de Seia, na próxima terça-feira, dia 27 de Janeiro. Igualmente com o objectivo de promover a oferta turística o Município de Seia esteve presente com um stand na BTL em Lisboa.

Stand de Seia na BTLO talk show «Portugal no Coração» é apresentado a partir de Lisboa, por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião, das 16 às 18 hpras, realizando-se durante o programa vários «directos» do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) de Seia, nomeadamente das várias iniciativas e valências que o CISE dispõe.
Integram ainda a programação, um desfile de moda com fatos em material reciclável, promovido pela Escola Evaristo Nogueira, entre outros temas.
O Município de Seia voltou a participar na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo realizada anualmente em Portugal, que este ano completou 21 edições, e que representa um local privilegiado para a divulgação da oferta e promoção turística do concelho.
A participação da Câmara Municipal de Seia passou pela promoção de produtos e serviços locais e regionais. No mesmo espaço foi possível visionar o vídeo promocional do concelho, conhecer o Centro de Interpretação da Serra da Estrela e obter material diverso de promoção turística, de que são exemplo o livro «Tecto de Portugal» e o roteiro turístico dedicado às Aldeias de Montanha em redor do maciço central da Serra da Estrela. A brochura turística refere sucintamente as potencialidades naturais das povoações situadas em plena Serra da Estrela, como é o caso das freguesias de Alvoco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide.
Tendo em conta a localização privilegiada destas freguesias, que se encontram alojadas em vales cavados por rios e ribeiras, que têm as suas nascentes no alto da serra, estas «aldeias» são, sem dúvida, palco para um encontro privilegiado com as maravilhas naturais, e com as populações, que mantêm ainda hoje as tradições de sempre.
O objectivo deste projecto é preservar e requalificar o património e ligar as várias aldeias em rede, elaborando roteiros integrados cujo objectivo fundamental passa pelo desenvolvimento dessas mesmas zonas através do turismo, até porque a Serra da Estrela aparece como um palco privilegiado para a demonstração de um novo conceito de turismo: o turismo da natureza.
Na organização da BTL estavam integradas a BTL Negócios, a BTL Rural e a Semana Ibérica da Gastronomia.
A BTL Rural foi uma oportunidade para as unidades portuguesas de turismo no espaço rural, turismo activo e turismo natureza, de mostrar a sua oferta. A Casa de Santa Ana da Beira promoveu a sua unidade, instalada em Paranhos da Beira, propondo ajudar a preparar as férias com informação detalhada nesta vila do concelho de Seia e na Região da Serra da Estrela.
A BTL de Lisboa contou com as principais agências de viagem e operadores turísticos presentes no mercado português, e destinou-se não só aos profissionais do sector mas também aos viajantes que procuram conhecer as novidades em termos de destinos ou de hotelaria, ou marcar desde logo as próximas férias ou a escapada de fim-de-semana.
aps

Anúncios