Na semana passada o Comando Territorial da Guarda da GNR deteve 22 indivíduos, pela prática de diversos crimes. Dezoito dos indivíduos detidos foram apanhados em flagrante delito, e, desses, oito cometiam crimes de furto.

Patrulha da GNRPara além dos detidos apanhados a furtar houve ainda seis detidos por condução sob efeito do álcool (taxas entre os 1,35 e os 2,02 gramas por litro no sangue) e quatro por condução sem habilitação legal. Houve ainda quatro detenções resultantes do cumprimento de mandados judicias.
No total a GNR da Guarda registou 52 ocorrências criminais durante a semana. Vinte dos crimes registados foram de furto, um ilícito que continua a ter muita expressão no distrito. Seis foram referentes a furtos de veículos, dois sobre furto em veiculo, dois em residências, um em estabelecimento comercial e nove referentes a outros furtos não especificados no comunicado da GNR.
No dia 14 de Janeiro, militares do Posto Territorial da GNR de Trancoso detiveram em Tamanhos, três indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos, residentes na Guarda. As detenções ocorreram no preciso momento em que os agora arguidos estavam a furtar desperdícios de ferro, material avaliado em cerca de dois mil euros, numa propriedade. Os detidos utilizavam um veículo ligeiro de mercadorias, que também foi apreendido. Os suspeitos foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Trancoso no dia seguinte aos das detenções.
Numa outra acção, militares do Posto Territorial de Aguiar da Beira, detiveram, nos dias 13 e 14 de Janeiro, em Teixugueira, seis indivíduos, com idades compreendidas entre os 21 e 38 anos, residentes em Moimenta da Beira e Vila Real respectivamente, por introdução em lugar vedado ao público e tentativa de furto. As detenções tiveram lugar num local pertencente a uma empresa de transformação de suínos, quando os indivíduos procediam à recolha de diversas carcaças de animais que se encontravam enterrados numa vala. Estiveram no local o delegado de saúde e o veterinário municipal, para avaliar a situação em termos de saúde pública. Os detidos foram constituídos arguidos, prestando Termo de Identidade e Residência.
Em toda a semana registaram-se 38 acidentes de viação, sendo 23 por colisão, 13 por despiste e dois por atropelamento. Dos sinistros resultaram oito feridos leves.
A GNR ministrou ainda acções de sensibilização através dos Núcleos Escola Segura pertencentes aos Destacamentos Territoriais da Guarda, Pinhel e Gouveia, ás quais assistiram cerca de 135 alunos.
Também se realizaram acções de sensibilização á terceira idade, dentro do programa «Apoio 65» nas freguesias de Maçainha, Trinta e Curujeira, todas no concelho da Guarda.
plb

Anúncios