A neve visitou ontem e hoje o concelho do Sabugal, que se apresenta coberto por um belo manto branco. Também os termómetros desceram significativamente nestes dias, sendo o Sabugal a localidade mais fria do país, com a temperatura a atingir os 7,8 graus negativos.


(Imagens de Ana Luísa Nabais)

Um manto branco cobriu praticamente todo o Norte e Centro de Portugal, mesmo em zonas onde não nevava há mais de duas décadas. Contudo, a alegria popular perante o espectáculo da neve rapidamente se misturou com o caos. Inúmeros despistes, estradas cortadas, localidades isoladas e escolas encerradas foram algumas das consequências do nevão.
O rigor destes dias colocou 86 por cento do território nacional abaixo dos zero graus de temperatura. E aqui o Sabugal foi campeão, sendo a localidade mais fria do País, com os termómetros a caírem para os 7,8 graus negativos. O frio no Sabugal foi mesmo mais intenso do que na Serra da Estrela, onde os termómetros estiveram -7,1º.
Entretanto a vaga de frio também já originou o rebentamento de vários contadores de água, um ramal e duas bocas-de-incêndio no concelho do Sabugal, situações no entanto consideradas normais para esta época do ano, em que a água das canalizações congela. Muitas pessoas revestem os contadores da água, protegendo-os assim da sua danificação através da formação de gelo.
plb