A Junta de Freguesia do Sabugal vai apoiar os casais que tenham filhos durante o ano de 2009, atribuindo um subsídio de 200 euros por cada criança.

Manuel Rasteiro (presidente da Junta de Freguesia do Sabugal)A medida pretende incentivar a natalidade na região, dado que a densidade populacional da freguesia apresenta uma tendência decrescente, explicou Manuel Rasteiro, presidente da Junta de Freguesia. A Junta de Freguesia orçamentou quatro mil euros para assegurar o cumprimento da medida, verba que contudo pode ser acrescida, se necessário.

O edil justificou a medida pelo facto de haver poucos nascimento no Sabugal e pelas dificuldades que as famílias têm, dada falta de empregos que se faz sentir: «Sabemos que não é por 200 euros que as famílias decidirão ter mais filhos, mas trata-se de uma pequena ajuda para se enfrentarem as primeiras despesas». Embora a medida surja em ano eleitoral, Manuel Rasteiro nega que a decisão da autarquia tenha razões eleitoralistas.
Manuel Rasteiro explica também as condições prévias para a atribuição da ajuda financeira às famílias: «a família tem de residir na freguesia e pelo menos um dos elementos do casal tem de ser cá eleitor. Depois basta entregar na Junta um documento do Registo Civil atestando o registo da criança».
A freguesia do Sabugal conta com um total de dois mil e 300 habitantes, tendo no ano de 2008 registado apenas 20 nascimentos.
plb