A Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) criou, especificamente para o efeito, um portal na Internet onde é possível comparar os preços dos combustíveis nos postos de abastecimento no território português do continente.

Estação de Venda de CombustiveisA página electrónica da DGEG vai disponibilizar os preços de venda praticados por litro em euros, em qualquer posto de abastecimento de Portugal continental, da gasolina IO 95, gasolina IO 98, gasóleo rodoviário, biodiesel e g.p.l. auto.
Os preços são transmitidos pelos titulares da licença de exploração dos postos de abastecimento com a indicação do dia e da hora da alteração, a partir dos quais passam a ficar disponíveis ao público.
Para além dos preços disponibiliza-se, igualmente, a informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento.
Os postos de abastecimento com vendas totais anuais inferiores a 500 m3, estão isentos de prestar a informação relativa aos preços, embora possam efectuá-la de forma voluntária.
No entanto, em Fuentes de Oñoro, território espanhol encostado à fronteira de Vilar Formoso, a gasolina 95 na Cepsa é mais barata 28,1 cêntimos (0,798) do que no posto da Galp português da aldeia fronteiriça. No gasóleo poupa-se 12,6 cêntimos (0,823). A diferença de preço faz com que as gasolineiras do lado de lá continuem a ser muito procuradas pelos portugueses.
Com a publicação do Decreto-Lei n.º 243/2008, de 18 de Dezembro e do despacho n.º 32631/2008 do Director-Geral de Energia e Geologia da mesma data, o diploma impõe, obrigatoriamente, aos postos de abastecimento a afixação dos preços na Internet a partir de 16 de Fevereiro de 2009. Os titulares dos postos de abastecimento têm agora 15 dias para solicitar a senha de acesso à página da DGEG que lhes permite actualizar on-line os preços em vigor e manter, com carácter obrigatório, uma informação completa e actualizada.

Compare os preços praticados nos postos de abastecimento de combustíveis em Portugal Continental aqui.
jcl

Anúncios