Por ocasião das comemorações dos 30 anos de actividade profissional da companhia de teatro Pé de Vento, está em cena uma peça da autoria do escritor sabugalense Manuel António Pina, intitulada «História de um sábio fechado na sua biblioteca».

O Sábio na sua bibliotecaHá 30 anos o Pé de Vento ensaiava o seu primeiro espectáculo enquanto Companhia Profissional de Teatro para a Infância e Juventude, com um texto de Manuel António Pina, intitulado «Ventolão, o maior intelectual do mundo». Agora, na comemoração das três décadas de actividade, a companhia quis assinalar a efeméride com uma outra peça do autor sabugalense, intitulada «História de um sábio fechado na sua biblioteca».
A «História de um sábio fechado na sua biblioteca» tem por principal protagonista um Sábio chinês que vivia há muitos anos fechado na sua Biblioteca e sabia tudo. Ora, como conhecia todas as coisas, a sua vida era muito triste e desinteressante, até que um dia um estrangeiro bateu à porta da Biblioteca…
A companhia de teatro, com sede no Porto, tem vindo a colocar em cena várias peças de Manuel António Pina, autor que de resto faz parte do núcleo impulsionador e fundador da companhia, enquanto escritor residente.
As comemorações integram ainda uma exposição onde se apresentam «fragmentos de memória», que incluem cenários, figurinos, máscaras, cartazes, máquinas, maquetas e notícias de jornais. A mostra estará patente até 20 de Fevereiro na Galeria da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, local onde igualmente a peça de Manuel António Pina tem estado em cena.
plb

Anúncios