O Coronel João Manuel Monteiro Antunes será o novo comandante da GNR do distrito da Guarda, tomando posse no próxima segunda-feira, dia 5 de Janeiro.

GNRCom a nova Lei Orgânica da GNR foram criados os comandos territoriais, correspondentes aos distritos do País, prevendo-se serem comandados por militares da GNR com a patente de coronel. Para o comando da Guarda virá o coronel Monteiro Antunes, actual chefe de Estado Maior da Brigada N.º5 da GNR, com sede em Coimbra, unidade que também é extinta pela nova Lei Orgânica.
Monteiro Antunes, que é natural da Velosa, freguesia do concelho de Celorico da Beira, já foi comandante do Destacamento de Trânsito do distrito da Guarda, pelo que se trata de um regresso à cidade.
O Grupo da Guarda tem vindo a seu comandado interinamente pelo Major Cunha Rasteiro, natural do Sabugal. O major sabugalense permanecerá no Comando da Guarda, assumindo as funções de responsável pela actividade operacional e pela investigação criminal.
Em breve será publicada uma entrevista com o Major Cunha Rasteiro, que aceitou fazer-nos um balanço da sua actividade enquanto responsável máximo pela GNR do distrito da Guarda.
plb